Prefeitura de São Paulo entrega novo Centro de Educação Infantil na Vila Jacuí

Unidade do CEI fica localizada no bairro União de Vila Nova

Um prédio moderno, de arquitetura funcional, com amplos espaços internos e externos: trata-se do novo Centro de Educação Infantil de São Miguel, que atende 201 crianças de zero a três anos, sendo 66 em berçário.

A nova unidade, denominada CEI Ventura Branco, fica localizada na Rua Japichaua, nº 311, no bairro União de Vila Nova, e foi inaugurada manhã desta terça-feira (24). Na mesma rua, uma creche aberta em 2013 oferece mais de 230 vagas. As duas escolas integram a política municipal de expansão da educação infantil (creche e pré-escola), que já abriu 90 mil vagas em toda a cidade.

A cerimônia de inauguração teve a presença de munícipes, do prefeito de São Paulo, do subprefeito de São Miguel, do Secretario de Educação e do Diretor de Educação de São Miguel.

“O objetivo da gestão atual da prefeitura é fazer com que a comunidade receba do poder publico aquilo que é importante para ela, e acredito que a educação é a base para a construção de uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou o subprefeito de São Miguel em seu discurso de abertura.

Em seguida, o prefeito de São Paulo citou outras obras e melhorias da atual administração na região de São Miguel, como a construção do Hospital Dia Rede Hora Certa, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tito Lopes, das quatro UBS (Unidades Básicas de Saúde), além da implantação de Wi-Fi em quatro praças do distrito e do projeto LED no Jardim Helena.

Ainda sobre o projeto “LED nos Bairros”, o prefeito disse que o serviço foi iniciado na periferia porque é onde as pessoas acordam mais cedo, ainda à noite, para irem trabalhar e voltam bem tarde também, frisando a importância da iluminação de qualidade para garantir a segurança da população.

O novo CEI tem 1.030 m² de área construída e terreno de 2.900 m². São dois pavimentos com elevador, e escadas e banheiros com altura adequada à acessibilidade das crianças. Pensando na sustentabilidade, edifício foi projetado para aproveitar a iluminação natural e possui sistema de utilização de água de reuso nas descargas e para limpeza do pátio.

O prefeito disse estar feliz por constatar que as crianças serão bem cuidadas e estarão num ambiente seguro, sadio, de educação de qualidade e de competência. “Estamos cuidando da educação infantil até o ensino superior, para São Miguel se transformar em um bairro educador, em que todo mundo possa estudar até ter uma profissão”, declarou.

A unidade tem nove salas de aula, berçários, refeitório, área para banho e troca, lactário, brinquedoteca, playground e solário. As crianças são cuidadas por 30 educadores, sendo 17 professores de educação infantil.

De acordo com a prefeitura, “somente na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista já foram abertas 70 novas creches e pré-escolas, que representam cerca de 9.800 novas vagas de educação infantil. A região ainda deve receber mais 2.400 vagas de educação infantil em 10 novas pré-escolas e creches”.


Foto capa: Fábio Arantes (SECOM)