Mercadão e o projeto de Ruy Otahke


Mais de 100 pessoas compareceram ao Auditório Teotônio Vilela na Subprefeitura São Miguel para conhecerem o projeto de revitalização do Mercado Municipal Américo Sugai, de autoria do arquiteto e urbanista Ruy Otahke.

A reunião foi aberta pelo subprefeito Dr. Diógenes Martins que ressaltou a ação da Prefeitura de São Paulo na recuperação dos mercados da cidade e que agora chega até São Miguel. “Estamos vivendo um processo importante de recuperação da história de São Miguel”, valorizou o subprefeito.

A arquiteta Ana Lúcia Ancona, representantes de Ruy Otahke, fez a apresentação do projeto preliminar que está dividido em duas fases. A primeira, prevê a formação de pólos: turístico, comercial, de geração de emprego e renda e Centro Cultural. Esses pólos abrigarão, entre outros itens, um restaurante para cursos de promoção da cultura alimentar, um ponto chamado de Praça do Mercado, para a realização de pequenos eventos; praça de alimentação com 80 lugares; seis box para venda de alimentos e um Centro Cultural com área para exposição, cursos e oficinas. As obras da primeira fase não interromperão as atividades comerciais do mercado, que serão remanejadas na fase posterior.

O vereador Ricardo Teixeira já disponibilizou 250 mil reais de emenda parlamentar para começar o processo de revitalização, e o deputado federal Paulo Teixeira se comprometeu em transferir 1 milhão de reais do Ministério do Turismo para a subprefeitura de São Miguel. Diante do que foi apresentado o subprefeito Dr. Diógenes Martins convocará uma comissão nos proximos dias para dar inicio aos trabalhos da primeira face de revitalização do ícone do bairro o conhecido mercadão.

Além dos moradores da região, compareceram a reunião Maria Alice Setúbal, presidente da Fundação Tide Setúbal, Padre Geraldo Rodrigues Catedral de São Miguel Aracajo, Jose Roberto Graciano supervisor de Abast, Sergio Miranda presidente do Conselho de Segurança de São Miguel, Evando Reis do Rotary Clube, Rogério Branco do Lions Clube, Miguel Rachid do Forum Urbanistico de São Miguel (Fusmi) Antonio Abrão da Associação Comercial Distrital São Miguel e Antonio Edson administrador do mercado Américo Sugai. No encerramento do encontro, os presentes puderam apresentar suas considerações a respeito do projeto.