Eleição do Conselho Participativo Municipal: votação aconteceu no último domingo, dia 8 de dezembro

Os membros foram eleitos para participarem do Conselho Participativo de Orçamento e Planejamento da cidade

Reivindicado há vários anos pela sociedade civil, o novo instrumento de participação terá diversas atribuições, entre elas: acompanhar e fiscalizar no âmbito do território da Subprefeitura a execução do Orçamento e do Plano de Metas, bem como a evolução dos indicadores de desempenho dos serviços públicos.

A eleição aconteceu no último domingo, dia 8 de dezembro, ainda com uma participação pequena, mas muito expressiva.

Desse modo, a Subprefeitura elegeu os membros para participar do Conselho Participativo de Orçamento e Planejamento, que juntamente com os membros dos conselhos setoriais, como saúde , educação, etc, levará as demandas de cada região para a elaboração do orçamento anual do município.

E mais, o membro que foi eleito irá também participar da definição das obras a serem executadas pelas subprefeituras. Além disso, os futuros conselheiros participativos de cada subprefeitura irão escolher um de seus pares para compor o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo, órgão a ser constituído no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os conselheiros foram eleitos através do voto direto, secreto, facultativo e universal de todas as pessoas com mais de 16 anos e residentes em São Paulo. No momento da eleição o eleitor pôde votar em até 5 (cinco) candidatos a representantes do seu distrito.

Em São Miguel o número total de candidatos foi 108 inscritos, distribuídos em seus respectivos distritos ( São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacuí), com a participação de 32945 votos.