Nasce um novo parque em São Miguel

Em uma área verde de aproximadamente 122 mil metros quadrados, em um futuro próximo, será entregue a toda a população de São Miguel, o Parque Primavera. Localizado no Jardim Pedro José Nunes, há 20 anos atrás, o local, um antigo aterro sanitário, hoje é uma área verde com um grande potencial ambiental.

Por se tratar de um lugar aonde o despejo de lixo acontecia diariamente, é necessário que antes que aconteça efetivamente a implantação do parque, ocorra o estudo do solo, para se comprovar sua viabilidade técnica. Esse estudo é feito para ter certeza de que o solo não está mais contaminado, devido à decomposição dos detritos e restos de lixo que existiam no local, e para prevenir que as pessoas que irão freqüentar o parque não sejam afetadas.

Atualmente a área é muito bem conservada pela Subprefeitura, que preserva o local e também zela por sua segurança, guardas rondam o parque diariamente, mas não possui nenhum equipamento de lazer para a população devido ao risco de contaminação.

A implantação desse parque é uma luta da comunidade. Ela, junto com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Comissão Pró Parque - formada por representantes de Ongs da região – representantes do Legislativo, entidades locais, além de lideranças empresariais irão resolver como o futuro espaço será construído, o que será discutido na próxima reunião, prevista para acontecer dia 06 de dezembro. O projeto ainda não foi elaborado e esta servirá para já se ter uma noção de como será o futuro parque. Outras administrações há muito tempo já discutiam esse assunto, mas somente na atual é que o processo de licitação para a discução da viabilidade técnica do solo foi executado.

Este que será o primeiro parque de São Miguel, e não só beneficiará sua população, mas também beneficiará as populações de Guarulhos, Ermelino Matarazo e Itaquera.