Estudantes de São Miguel Paulista serão imunizados contra o sarampo

Vacinação será realizada a partir de terça-feira (6) em oito escolas da região que têm alunos de Ensino Médio e Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 1.600 pessoas deverão ser imunizadas

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, distribuirá, a partir de terça-feira (6), a vacina contra o sarampo em unidades da rede municipal de ensino. A ação será realizada em oito escolas que fazem parte da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel Paulista, Zona Leste, e que têm estudantes de Ensino Médio e Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 1.600 pessoas deverão ser imunizadas nestas unidades.

A vacinação dos estudantes segue até dia 16. O público-alvo da ação é formado por pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Essa faixa-etária concentra o maior contingente de pessoas que pode ter deixado de tomar as duas doses da vacina, como prevê o calendário nacional de vacinação.

Quem não foi imunizado ou tem dúvidas deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as crianças entre seis meses e um ano de idade também passam a fazer parte do público-alvo da atual campanha.

O sarampo é uma doença infecciosa, de natureza viral, que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro,. É extremamente contagiosa, porém pode ser prevenida pela vacina. Desde o dia 10 de junho há uma campanha de imunização contra o sarampo, ação conjunta da medida é uma determinação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município (Covisa), o Ministério da Saúde e o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, para conter o avanço da doença.