Conselho Tutelar Jardim Helena já funciona com novos empossados

Novos membros começaram a trabalhar em março deste ano

O Conselho Tutelar Jardim Helena, localizado na Avenida Oliveira Freire, nº 660, no Parque Paulistano (distrito do Jardim Helena), recebeu em março deste ano quatro novos conselheiros e conselheiras.

O Conselho Tutelar é um equipamento responsável pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, garantindo a proteção integral destes. Através de denúncias, o órgão é acionado e age na fiscalização, cobrança, acompanhamento e atendimento à criança e ao adolescente e à família, em sua maioria em situações de vulnerabilidade social.

A unidade do Jardim Helena conta com cinco conselheiros (o máximo permitido), com um de plantão rotativo. Rosângela Nascimento, a única veterana do local, atua desde 2011. Os novos empossados são: Ana Célia Lima, Maria Verônica da Silva, Jaime Santos e Márcio Garcia Gonzáles.

No local são feitos cerca de 40 atendimentos diariamente. Rosângela e Jaime afirmam que o Conselho é bastante procurado para demandas escolares e vagas para creches, e que a maioria das crianças e adolescentes já está cadastrada na Diretoria Regional de Educação (DRE) e, após análise, os conselheiros encaminham os casos de acordo com a prioridade.

A subprefeitura São Miguel oferece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos do Conselho.

Os casos, dependendo do tipo, são encaminhados ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou à DRE (Diretoria Regional da Educação). Caso necessário, a equipe do Conselho Tutelar se locomove para uma visita social local.


Conselho Tutelar Jardim Helena
Avenida Oliveira Freire, 660, Pq. Paulistano (Jd. Helena)
Tels.: 2581-2210 | 2581-6508