Menos ambulantes e mais acessibilidade em São Miguel

Agora os pedestres de São Miguel já podem circular com mais facilidade nos principais pontos de acesso ao centro do bairro. O motivo são as ações fiscalizatórias mais ostensivas, que vem sendo realizadas desde 02 de abril, e que resultam na liberação de áreas ocupadas nas calçadas e ruas, promovendo assim, mais acessibilidade e segurança aos pedestres.

Mais efetivas e permanentes, estas ações, realizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com a Polícia Militar e dos Fiscais e Agentes de Apoio da Subprefeitura São Miguel, têm o objetivo de coibir o acesso dos ambulantes que insistem em comercializar sem a devida autorização e requisitos legais, como: Termo de Permissão de Uso (TPU) e notas fiscais da origem dos produtos comercializados.

Quem conhece a Serra Dourada, centro de São Miguel, sabe que o excesso de ambulantes nas ruas e calçadas prejudica o trânsito de pedestres. “Eles [ambulantes] colocam mercadorias no chão, deixam o carrinho no meio da calçada e fica difícil pra passar, é o que conta uma vendedora que trabalha na região e preferiu não ser identificada. “Tudo que é demais prejudica e acaba resultando em excesso de sujeira, as vitrines do comércio ficam prejudicadas pelo número de barracas e também há uma degradação do centro comercial”, completa um comerciante da região.

Policiais militares do 29º Batalhão relatam que o excesso de ambulantes dificulta o atendimento de ocorrências na Serra Dourada e a circulação de viaturas.

 “É essencial um trabalho para que o centro comercial de São Miguel volte a ser o que era antigamente”, afirma o comerciante. E esse não é só um beneficio para o comércio, mas para todos. Visibilidade para os pedestres, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e a valorização do patrimônio publico para toda comunidade.

É importante ressaltar que a ação não atinge os ambulantes licenciados. Esses, em 2007, receberam os TPU’s, e, de acordo com análise feita por engenheiros da subprefeitura, tiveram as áreas de comércio demarcada em pontos que não atrapalham o trânsito.