Após adoção, praça se transforma em sala de aula

Os alunos do 7º ano B, do Colégio Souza Gouveia, cooperante responsável pela adoção da praça Antonio Donizetti Risso, localizada nas Ruas Cubas de Mendonça x Felipa Gago x Barros Penteado, no distrito do Iguatemi, foi escolhida para uma atividade diferenciada.

Orientados pela professora Amanda, da disciplina de biologia, os alunos foram até a praça com o objetivo de reconhecer, identificar, descrever as características mais comuns e morfologia das angiospermas, gimnospermas, briófitas e pteridófitas, assim como descrever as funções básicas de raiz, caule, folha, e reconhecerem os tipos mais comuns de raiz, caule, folha e frutos.

Na praça, os estudantes recolheram amostras para a elaboração de um catálogo de flora com folhas, flores, raízes, caules e frutos para melhor entendimento do conteúdo teórico dado em sala de aula. Após a coleta do material foram plantadas 3 árvores: um Cedro, um Jatobá e um Jequitibá.

O plantio foi supervisionado pelo engenheiro agrônomo da Prefeitura Regional São Mateus, que mostrou tecnicamente a forma correta de se executar um plantio, falou sobre o crescimento das espécies, sobre poda e o que é necessário para que uma muda cresça saudável. De acordo com a professora Amanda, “em ciências, um dos objetivos é a importância da flora, o contato e o respeito que devemos ter com o meio ambiente”. Outro colaborador que esteve presente foi Seo Gil, morador do entorno e um dos defensores da praça.