Agricultores recebem certificado de orgânico

A Prefeitura Regional de São Mateus sediou na tarde do dia 19 de julho o Lançamento da Organização de Controle Social (OCS) Agricultores da Zona Leste. Durante o evento foram entregues os primeiros certificados orgânicos em área urbana para 12 agricultores, 08 da região de São Mateus, 02 de Guaianases e 02 da cidade de Suzano.


 

Para o Prefeito Regional, Fernando Elias Alves de Mello, “sediar esse evento é bastante significativo afinal fomos sede em 2009 da fundação da Associação dos Produtores Orgânicos de São Mateus atual Associação de Agricultores da Zona Leste”.

A mudança de nome possibilitou o acesso de agricultores de outros bairros e cidades vizinhas ampliando o trabalho. Desde que foi fundada, a AAZL obteve algumas conquistas, entre elas a participação dos agricultores em feiras (CERET, toda terça – feira, Parque do Carmo, todo sábado e no SESC Itaquera, todo sábado).

A Prefeitura de São Paulo, a Casa de Agricultura Ecológica (CAE) da Zona Leste e o financiamento do Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA) foram fundamentais para a existência e fortalecimento da Associação. Em busca de melhorar e certificar a qualidade orgânica da produção desses agricultores é que foi criada essa OCS, mecanismo previsto na Lei 10.831/2003 e devidamente cadastrada no Ministério da Agricultura e Abastecimento - MAPA.



Para a cerimônia estiveram presentes na formação da mesa: Ivan Cáceres – Diretor de Fomento de Política Pública da Secretaria do Verde e Meio Ambiente; Élvio Nicolau – que representou o ex-secretário do Trabalho e Emprego, Eliseu Gabriel; Cristiano Mendes – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE); Rafael Nunes Diretor (AAZL); Lucas Souza – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Prefeito Regional de São Mateus – Fernando Elias Alves de Mello e como mestre de cerimônias Regiane Nigro representando o Instituto Kairós. Os certificados foram entregues pelos engenheiros agrônomos que acompanham os agricultores Tatiane e José Luiz.