Prefeito Regional participa de reunião com Secretário do Verde e Meio Ambiente

Pauta discutiu ações de zeladoria no Parque Linear Zilda Arns

O Prefeito Regional de São Mateus participou de uma reunião com o Secretário do Verde e Meio Ambiente na tarde do dia 12 de maio, no Colégio Nossa Senhora de Fátima, região da Prefeitura Regional Sapopemba. Participaram da reunião representantes dos comerciantes, da comunidade, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Polícia Militar (PM) e representantes do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave).



Foram discutidas diversas ações para o parque que está localizado entre as Prefeituras regionais de Vila Prudente/ Sapopemba e São Mateus e possui uma área de 224 mil m2. O parque possui pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias; bicicletários, sanitários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, parquinhos para crianças, campos de futebol, pista para skate, postos para uso da Polícia Militar, praças e arenas para eventos.

Está instalado sobre uma área linear onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas e tem 77 quilômetros de extensão. O parque linear tem 7,5 quilômetros de extensão sendo totalmente aberto, sem grades.

Sua vegetação é composta por gramados, arborização esparsa e bosques heterogêneos. Destacam-se abacateiro, alfeneiro, amoreira, aroeira-salsa, árvore-polvo, cinamomo, embaúba-branca, falsa-seringueira, figueira-benjamim, jacarandá-mimoso, jerivá, mangueira, nespereira, paineira, sibipiruna e uva-japonesa.

Ações de zeladoria e segurança foram os principais temas abordados na reunião. Ao final, uma vistoria foi marcada para que seja possível levantar as maiores necessidades do parque e o quais serão os próximos passos.