Limpeza no piscinão Limoeiro é iniciada

A Prefeitura Regional São Mateus iniciou na semana do dia 08 de maio a limpeza de seus piscinões. A região conta com 6 – Aricanduva I, II, III, Caaguaçu, Inhumas e Limoeiro, sendo este o primeiro a receber os serviços de manutenção.

Tal quantidade de piscinões está no fato de que São Mateus possui uma rede hídrica muito rica, com várias nascentes, entre elas a nascente do rio Aricanduva, afluente do rio Tietê.



Os piscinões são instrumentos que fazem parte de um processo de prevenção contra as enchentes, auxiliando os rios e córregos em sua vazão. Estão sendo realizados os serviços de poda manual de mato e limpeza mecanizada no piscinão Limoeiro, está instalado entre a Avenida Ragueb Chohfi e a Estrada Minas do Rio Verde, beneficia 250 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 300 mil metros cúbicos.


A limpeza e manutenção desses equipamentos, desassoreamento, limpeza de paliteiros, corte de mato, desinfecção do local que auxilia no controle de doenças infectocontagiosas e retirada do lixo - garrafas pet, pneus e entulho - são as principais ações para que os piscinões fiquem limpos e aptos para receber a grande demanda na época das chuvas, aumentando a capacidade de armazenamento de água.

Mas, fica o alerta para que a população não jogue nenhum tipo de lixo ou entulho nos córregos, pois essa sujeira é a principal responsável por enchentes e inundações.