Tempo de travessia tem 25% de ampliação na Mateo Bei

A Prefeitura ampliou em 25% o tempo de travessia dos semáforos para pedestres nas faixas da Avenida Mateo Bei, na região de São Mateus, Zona Leste. A mudança foi implantada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) nesta semana e faz parte do Programa Pedestre Seguro da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A ação acontece durante o Maio Amarelo, mês que busca incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.

O principal objetivo da medida é garantir a segurança de quem circula a pé na cidade de São Paulo. Antes das alterações, o pedestre tinha 16 segundos para realizar a travessia pelas faixas nos cruzamentos da via. Com a ampliação, quem está a pé passa a ter 20 segundos para atravessar.

A iniciativa também aumentou o número de vezes que os semáforos permanecem abertos para os pedestres que desejam cruzar a via. No período de uma hora, o pedestre tem 36 oportunidades para atravessar, em vez das 28 vezes programadas anteriormente, um aumento de 28,5%.

A revitalização semafórica compreende 18 dos 20 cruzamentos da Avenida Mateo Bei nos seus quatro quilômetros de extensão, entre a Avenida Rio das Pedras e Praça Felisberto Fernandes da Silva. Agentes da CET atuam na região para orientar pedestres e motoristas, e fiscais da SPTrans também estão de prontidão para fiscalizar o respeito da sinalização semafórica por parte dos ônibus da rede municipal de transporte.

Além da Mateo Bei, outras vias da cidade passarão por revisão dos tempos semafóricos para os pedestres, entre elas as avenidas do Estado, M'Boi Mirim, Rebouças, Dona Belmira Marin, Marechal Tito e Cantídio Sampaio.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação