Começou a Campanha Nacional de Multivacinação em São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo iniciou a partir de segunda-feira (11), a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

A vacinação será seletiva, ou seja, todas as crianças menores de 7 anos e crianças e adolescentes menores de 15 anos terão a situação vacinal avaliada e os que necessitarem serão encaminhados para a imunização, que é gratuita.

O objetivo da campanha é identificar os não vacinados e/ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta de vacinação do público-alvo, de acordo com o calendário vacinal. “A medida é fundamental para que possamos melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças que podem ser prevenidas com vacinação. Além disso, a atualização da caderneta de vacinação protege contra muitas doenças que circulam no país e no mundo”, afirma a coordenadora de Imunização do município, Maria Lígia Ramos Nerger.

Sábado (16) será o Dia da Mobilização Nacional. Na data, além da disponibilidade das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, outros locais como escolas, creches e igrejas irão vacinar neste dia. A ação ocorrerá, simultaneamente, em todo o território nacional.

Nos dias úteis, as UBS aplicarão as vacinas durante o período de atendimento das unidades, das 7h às 19h. No sábado, os postos de vacinação atenderão das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 22 de setembro.

A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

Vacinas que fazem parte do calendário das crianças e adolescentes:

Crianças menores de 7 anos

- BCG

- Hepatite B

- Pentavalente

- Poliomielite (Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Vacina Oral Poliomielite (VOPb)

- Rotavírus

- Pneumocócica 10 Valente

- Meningocócica C Conjugada

- Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)

- Hepatite A

- Tetraviral (SCR + Varicela)

- Influenza

Crianças de 7 anos a adolescentes menores de 15 anos de idade

- BCG

- Hepatite B

- SCR

- Dupla adulto

- Poliomielite (VIP)

- HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos

- Meningocócica C Conjugada para meninas e meninos de 12 a 13 anos de idade

- Influenza

Notícia retirada da Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, para mais informações acesse o site: http://www.capital.sp.gov.br/

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação