Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

A ação contará com mais de 2.000 postos de vacinação, oferecidos em diferentes endereços da cidade, sendo 23 em endereços fixos durante todo o período da Campanha. Os postos funcionarão das 9h às 17h.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no Município de São Paulo será realizada no período de 21 de agosto a 03 de setembro de 2017.

A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).

Observações:

Embora não seja contraindicado, é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal.
Cadelas no cio podem causar transtornos no posto volante, é aconselhável a vacinação em um dos Postos Fixos.

A vacinação é uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. Outras medidas também são importantes, tais como:

Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia evitando contato com outros animais desconhecidos;

Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;

Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;

Em especial para os gatos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos evitando contato com morcegos, que também podem transmitir a raiva.

A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. As seringas e agulhas são descartáveis.

O comprovante de vacinação é o documento que atesta a vacinação do animal contra a raiva e é valido por um ano. O proprietário deverá identificar, no comprovante de vacinação, os dados do animal, como o nome e nº do Registro Geral Animal (RGA).

Recomendações para o dia da vacinação

Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;

Gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;

Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Clique na figura e veja a relação de postos de vacinação!