Praça no Jd. Santa Adélia recebe programa Bairro Lindo

O programa Bairro Lindo, lançado pelo Prefeito, que realiza ações de intervenções em diversas regiões da cidade com o auxílio de voluntários da comunidade e equipamentos cedidos pelas Prefeituras Regionais, foi realizado no dia 27 de maio, sábado, no Jd. Santa Adélia. O local escolhido foi uma área pública entre as Ruas João Kepler e Gastão de Almeida.

Diversos fatores levaram à escolha do local para a ação, entre eles: está ao lado da principal entrada de São Paulo, para as pessoas que vem do ABC, Avenida Adelia Chohfi; tem sido utilizado constantemente como descarte irregular de entulho; já foi alvo de ocupações irregulares; está próximo de duas escolas; possui um córrego despoluído pelo programa Córrego Limpo, em alguns pontos já há cardumes de peixes e ausência de equipamentos de lazer. Além disso, a comunidade já estava mobilizada para cuidar, tendo inclusive promovido plantio de árvores.

Durante a semana diversas intervenções foram executadas pela Prefeitura Regional São Mateus, entre elas: tapa buraco, limpeza manual de córrego, retirada de resíduos de tubos e placas de concreto, poda de mato, reforma de sarjeta, retirada de entulho e a eliminação do ponto viciado, plantio de árvores, pintura de faixas de pedestres nas travessias.

Na manhã do sábado, data escolhida para a realização do evento, várias pessoas, entidades, associações, vereadores e representantes da câmara municipal e moradores do entorno se reuniram em torno de um mesmo objetivo: transformar a área em um espaço de lazer agradável e de convivência e receberam um kit com crachá e luvas. Contribuíram para o sucesso do evento o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e GCM (Guarda Civil Metropolitana).

A pista de caminhada, reivindicação antiga dos moradores foi demarcada, o campo de futebol foi revitalizado, ou seja, recebeu nivelamento, pintura de traves, demarcação. Várias árvores foram plantadas, só no sábado, 150 plantios foram realizados. O córrego teve a equipe de corte manual trabalhando durante todo o evento, assim como varrição e pintura de guias, de muro, retirada de faixas, limpeza de poste (retirada de lambe – lambe). A área abrangida pela ação é em torno de 15 mil m2.

Para o Prefeito Regional, “é muito importante a participação da comunidade, pois quando todos entendem que o espaço público é de todos, conseguimos impedir a degradação do ambiente. Aqui nós tínhamos problema de descarte irregular de entulho, fizemos a limpeza, plantamos árvores, estamos construindo a pista de caminhada, com certeza fizemos daqui um bairro lindo”.