Programa Dr. Saúde recebe quinta unidade móvel

Foto: Heloisa Ballarini/Secom

O prefeito João Doria e o secretário Wilson Pollara (Saúde) entregam nesta segunda-feira (22) a quinta carreta do Programa Doutor Saúde, que irá agilizar os atendimentos em coloproctologia. A nova unidade móvel passará a receber pacientes a partir de 19 de junho em São Mateus, na Zona Leste, e tem capacidade de atender até 60 pessoas por dia. Desde janeiro, o programa já realizou mais de 2.500 atendimentos em oftalmologia, saúde do homem, cirurgia vascular e tomografia.

O caminhão oferecerá consultas com especialista em coloproctologia, exames laboratoriais, como sangue oculto nas fezes, ultrassom e retossigmoidoscopia, utilizado para o diagnóstico das doenças como câncer retal, pólipos intestinais e colites na porção final do intestino grosso. A nova unidade receberá investimentos mensais de R$ 320 mil.

De 1º de janeiro a 13 de maio, o Doutor Saúde realizou 3.467 agendamentos e atendeu 2.518 pacientes. “Estamos proporcionando melhor atenção à saúde da população com ações de prevenção. E a iniciativa privada vem percebendo o esforço da gestão e busca colaborar com doações e empréstimos que possam melhor garantir a assistência em saúde”, afirma Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

A empresa Man Latin America cedeu por comodato ao Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) Global, parceiro da Prefeitura no Doutor Saúde, um caminhão Volkswagen Constellation Titan 19.330 para movimentação dos equipamentos. Nos próximos dias, a empresa deve entregar um segundo veículo para uso exclusivo no deslocamento das unidades do programa. Cada caminhão tem valor de mercado de R$ 268.815,00.

O programa Doutor Saúde tem o objetivo de levar atendimentos médicos e exames para todas as regiões da cidade em carretas adaptadas, promovendo a prevenção de problemas de saúde por meio do acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. Para isso, cada especialidade conta com uma unidade móvel, que irá percorrer a cidade em sistema de rodízio, com permanência de dois meses em cada bairro.

Atualmente, há quatro unidades em circulação: oftalmológica, em Capela do Socorro, na Zona Sul; saúde do homem, em Perus, na Zona Norte; vascular, em Itaquera, na Zona Leste; e a de tomografia, que começou a operar nesta segunda-feira (22) em Santo Amaro, Zona Sul. As carretas funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e para utilizar o serviço é necessário fazer o agendamento em uma UBS.

Os próximos passos do programa são a disponibilização de mais cinco unidades, para atendimentos em saúde escolar, gastroenterologia, saúde da mulher, odontologia e dermatologia.


Fonte: Secretaria Especial de Comunicação

http://www.capital.sp.gov.br/noticia/programa-dr-saude-recebe-quinta-unidade-movel