Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes realizadas no Descomplica e no atendimento da Subprefeitura São Mateus

Veja as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela SUB-SM.

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic).

 

SUBSM

1 - Como solicitar poda e remoção de árvores?

Poda de árvore na calçada: O munícipe poderá solicitar a vistoria de um técnico pelo SAC Sistema de Atendimento ao Cidadão através do site: http://sac.prefeitura.sp.gov.br/, 156 ou na Praça de Atendimento do Descomplica São Mateus.
Remoção ou poda em área particular: O proprietário do imóvel terá que formalizar pedido na Praça de Atendimento da Subprefeitura São Mateus, portando cópia do IPTU, RG, e foto da árvore.

2 - Qual procedimento para efetuar rebaixamento de guias?

O munícipe deverá se dirigir à Praça de Atendimento de sua Subprefeitura São Mateus, munido de cópia de RG, CPF IPTU e comprovante de residência para preencher o requerimento do pedido. Este procedimento gerará uma taxa para que os serviços sejam executados pela municipalidade.


3 - Como solicitar os serviços de recolhimento de materiais inservíveis Cata Bagulho?

O munícipe poderá acompanhar a programação da operação Cata-bagulho através do site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/sao_mateus/catabagulho/index.php?p=56334
Caso perca a data da programação, poderá solicitar que a operação seja realizada através do SAC Sistema de Atendimento ao Cidadão através do site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, ou na Praça de Atendimento da sua Subprefeitura. 

4 - Como relizar cadastro para habitação?

A COHAB-SP realiza o recadastramento de todos os interessados residentes na Cidade de São Paulo que desejem participar do Programa Minha Casa Minha Vida. Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos e morar ou trabalhar na região metropolitana de São Paulo.
O cadastro poderá ser efetuado por meio do site: http://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/Default.aspx ou na Supervisão de Habitação da Subprefeitura, apresentando os seguintes documentos:
- Número do CEP da residência e do local do trabalho;
- Dados da Carteira de Identidade e do CPF;
- Número dos CPF dos familiares que contribuem com a renda familiar;
- Datas de nascimento de todos os membros da família.

5 - Qual procedimento para solicitar e alterar a numeração oficial do imóvel?

O munícipe deverá comparecer na Unidade de Cadastro da Subprefeitura com IPTU que contenha o nº do contribuinte (SQL) e documento do imóvel - Escritura do Imóvel, Contrato de Compromisso de Compra e Venda, Matrícula do Imóvel proveniente dos Cartórios de Registro de Imóveis.

6 - O que é necessário para solicitação de dados de licenciamento?

Para obter informações sobre zoneamento e legitimidade da área do imóvel, é só comparecer na Unidade de Cadastro munido do documento IPTU, para que seja efetuado levantamento técnico da área.

7 - Como recorrer à multa aplicada?

O munícipe deverá preencher formulário fornecido pela Praça de Atendimento da Subprefeitura, apresentar documento da multa (original) e cópia dos documentos: RG, CPF, IPTU e escritura de ou contrato de compra e venda do imóvel.


Por meio do link abaixo o munícipe poderá solicitar serviços pelo canal da municipalidade SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal,

 

Ouvidoria

8 – Quando procurar a Ouvidoria Geral do Município (OGM)?

O cidadão pode recorrer à Ouvidoria para reclamar sobre um serviço prestado pela Prefeitura, denunciar irregularidades cometidas por funcionários públicos, pela Administração Pública Municipal ou por terceiros (empresas contratadas, organizações sociais, empresas concessionárias de serviços públicos ou empresas participantes de licitação) contra a Administração Pública Municipal. Pode entrar em contato ainda para elogiar ou sugerir, e solicitar apoio da ouvidoria nas situações em que não conseguir localizar o serviço desejado acessando aqui o loink do CanalSP156.

9 - Como faço para denunciar irregularidades?

Denúncias de irregularidades praticadas por servidores municipais, funcionários de empresas públicas ou profissionais de terceirizadas que prestam serviços à Prefeitura, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens, cobrança de propina ou outra situação que possa atentar contra o direito do munícipe, também são recebidas pela Ouvidora. Quando é solicitado, a Ouvidoria preserva a identidade dos envolvidos.

10 – Quais os canais de atendimento da Ouvidoria?

Acesse o link: Fale com a Ouvidoria, selecione o tipo de manifestação que deseja fazer (Denúncia, reclamação, elogio, sugestão ou acesso à informação) e será direcionado à carta do serviço escolhido,
detalhando quais canais estão à disposição para atendê-lo.

11 – Fiz uma reclamação e gostaria de saber o que aconteceu, como faço?

Para obter informações sobre o andamento de uma reclamação registrada na Ouvidoria Geral do Município o cidadão(ã) pode acessar aqui o link: Portal SP 156 (se não tiver o cadastro de usuário, será necessário se cadastrar) onde serão exibidos para consulta todo o histórico de protocolos registrados. Caso prefira pode entrar em contato com a central SP 156 através do número 156 opção 5 ( preferencialmente com o número do protocolo em mãos). É possível ainda se dirigir a qualquer um dos postos de atendimento presencial que podem ser consultados na carta de serviço da manifestação reclamação ou acesse aqui o link: Fale com a Ouvidoria.

Atenção: esse serviço é exclusivo para as reclamações registradas na Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo.

Serviço:
Subprefeitura São Mateus
Avenida Ragueb Chohfi, 1.400, Parque São Lourenço  08375-000 Tel: 3397-1100

Horário de Funcionamento Segunda a sexta-feira das 08h00 às 17 horas

 

E-mail: saomateus@smsub.prefeitura.sp.gov.br