Prefeitura intensifica operação tapa-buraco

Campo Belo é o primeiro local a receber o mutirão da prefeitura neste mês de março

 No último sábado (4), a operação tapa-buracos esteve no cruzamento entre as ruas Vieira de Moraes e Zacarias de Góes, no Campo Belo. A operação faz parte de um multirão iniciado pela Prefeitura Municipal, em ação conjunta junto às 32 Prefeituras Regionais do município, neste mês de março.

Estiveram presentes, o Prefeito João Dória, o vice Bruno Covas, o Prefeito Regional de Santo Amaro Roberto Arantes, além de secretários e chefes de gabinete. "Hoje nós começamos a operação tapa-buraco através das Prefeituras Regionais, o Bruno Covas é coordenador deste programa, serão 30 dias com as 32 Prefeituras Regionais em que trabalharemos 10 horas todos os dias tapando buracos nas principais vias. São milhares de buracos, é impressionante como São Paulo tem o asfalto maltratado, mas este programa irá sanar parte do problema", disse o prefeito.

Ao todo, serão 75 equipes, com um caminhão e oito funcionários em cada uma delas, atuando nas 32 prefeituras regionais. As equipes irão trabalhar durante todos os dias da semana. Em um primeiro momento, a operação terá como alvo os buracos nas principais vias e aqueles que são alvo do maior número de reclamações no telefone 156.

Cada prefeitura regional irá estabelecer os pontos mais importantes dentro do seu perímetro. Cada prefeitura regional terá a meta de recapear, em buracos, o equivalente a 12 toneladas de asfalto por dia.

Foi estabelecido ainda um acordo com as três grandes concessionárias de serviços públicos da capital. A Sabesp, a AES Eletropaulo e a Comgás ficarão responsáveis pelo asfaltamento de 50 metros quadrados em qualquer perfuração superior a um metro realizada por eles.

Os serviços de tapa-buraco fazem parte das ações de zeladoria e manutenção previstas pela iniciativa SP Cidade Linda, lançada em janeiro deste ano. Segundo o prefeito, será anunciado o programa asfalto novo dentro de 60 dias. A prefeitura busca também parcerias com empresas e outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

O buraco na pavimentação asfáltica na via pública ocorre em casos de pavimento degradado pelo tempo e carga que recebe, ou de pavimento danificado por abertura de valas de concessionárias públicas. Enquanto os buracos resultados de degradação têm formato circular, os demais são retangulares.

Apenas os buracos causados pelo tempo e pela carga são de responsabilidade municipal. Eventualmente são tapados buracos retangulares, com a cobrança da concessionária responsável pelo serviço. O serviço de tapa buraco da PMSP é realizado por empresa contratada por Concorrência Pública que atendeu as exigências estabelecidas no Edital dessa concorrência.

No tapamento do buraco se utiliza concreto asfáltico (massa asfáltica) que é uma mistura de pedrisco, pó-de-pedra, areia e tudo misturado com asfalto líquido feito na usina de asfalto da Prefeitura (SPUA).