Licitação do transporte público foi tema de audiência pública na Prefeitura Regional Santo Amaro

Diretrizes do edital do novo sistema foram apresentadas à população em audiências nas 32 prefeituras regionais

 A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) realizou na última terça (27) audiência pública na Prefeitura Regional Santo Amaro. A audiência tinha como objetivo ampliar o debate com a população sobre o edital da nova licitação do transporte coletivo na cidade de São Paulo.

O secretário de mobilidade e transportes Sérgio Avelleda apresentou à comunidade as diretrizes gerais do edital de concessão do serviço de transporte coletivo no município. Diretores, superintendentes e outros funcionários da empresa gestora do sistema de transporte coletivo municipal também receberam informações de entidades e da população local sobre as especificidades de cada região e sugestões para aprimorar o sistema e qualidade do serviço nesses locais.

Entre os temas levantados estiveram questões como detalhes sobre o aumento da frota menos poluente; conexão entre diferentes modais e a modernização do sistema. Foram apresentadas à sociedade as premissas sobre a organização do sistema de ônibus da capital para os próximos anos.

A atual administração preza pelo diálogo com a população e, ao levar o assunto a todas as Prefeituras Regionais, se aproxima dos moradores, dando continuidade a um processo aberto a sugestões de toda a sociedade para definir a nova configuração do transporte municipal. A decisão de expandir o diálogo para as Prefeituras tem por objetivo ouvir e obter sugestões dos que vivenciam as particularidades de cada região para que o sistema atenda melhor a população.

Após a conclusão das audiências em todas as prefeituras regionais, o edital será publicado para consulta pública. Nesta fase, todos os interessados terão acesso à minuta do edital e poderão oferecer suas sugestões para o documento final.

O processo licitatório esteve suspenso desde 2015, por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM). A atual gestão trabalha para realizar as adequações apontadas pelo órgão, e revisar o edital, para dar continuidade ao certame e ao processo de contratação de um serviço essencial ao cidadão com maior qualidade.