Bairro Lindo revitaliza UBS na região de Santo Amaro

Unidade Básica de Saúde Chácara Santo Antônio passou por reformas, pintura e ações de zeladoria com o voluntariado da população do bairro

No último sábado (27), a ação do programa de zeladoria "Faça Seu Bairro Lindo" reuniu mais de uma centena de voluntários na Unidade Básica de Saúde (UBS) Chácara Santo Antônio, na regional de Santo Amaro. A presença dos moradores foi decisiva o mutirão de revitalização dessa unidade de saúde.

Os serviços foram iniciados na semana anterior à ação e envolveram a construção de duas salas, uma para abrigar os prontuários e outra para guarda de fraldas. Foi feita também a adequação do espaço físico, com mudanças na recepção e na numeração dos consultórios e serviços de jardinagem na entrada da unidade e no espaço interno. No dia do mutirão, foram realizadas ações como a pintura das duas novas salas, o plantio de mudas no jardim da UBS, melhorias de zeladoria no entorno da unidade, serviços de limpeza geral e o preparo do muro externo para pintura.

Ao longo da próxima semana a revitalização será concluída, com a pintura interna, a instalação de ar-condicionado, ventiladores e de um coletor para coleta seletiva. Serão feitas ainda melhorias na sinalização externa e interna, e a instalação do novo painel chamador de senha.

“Eu fico muito feliz de ver esta ação, porque eu trabalho na prefeitura há muitos anos e percebo a dedicação da supervisão de saúde e deste Prefeito Regional, que tem dado tanto apoio. Gostaria que esta unidade ficasse cada vez maior e mais bonita, atendendo cada vez melhor a população. Tenho certeza de que o Dr. Marcílio ficaria muito feliz também”, afirma Suzana Penteado, viúva do Dr. Marcílio de Arruda Penteado, que empresta seu nome à UBS Chácara Santo Antônio.

Durante a ação, a Coordenadoria de Saúde Sul aproveitou para dar orientações de saúde à população. Os voluntários puderam medir sua pressão e assistir a um teatro de fantoches que informava sobre os cuidados para prevenir a ação do mosquito da dengue e vigilância ambiental e sanitária. Foram ainda distribuídos materiais informativos sobre a doação de medula óssea. Os alunos da Fundação Municipal Anne Sullivan, para deficientes auditivos, organizaram uma peça teatral, e os alunos do Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap) fizeram uma apresentação de percussão, para animar o trabalho dos voluntários. Escoteiros da Região de Santo Amaro se juntaram ao mutirão de zeladoria.

“A sintonia entre as secretarias, a saúde e a Prefeitura Regional resultou no sucesso das ações deste Bairro Lindo em Santo Amaro e quem sai ganhando é a população que vai poder usufruir de uma Unidade Básica de Saúde com melhores condições para atender os seus usuários. Agradecemos aos voluntários que atenderam nosso apelo e vieram contribuir em grande número para que o trabalho fosse efetivo. A união de esforço entre setor público, iniciativa privada, comunidade e profissionais é muito positiva e vamos cada vez mais investir nela”, afirmou Marco Antonio Carvalho de Lima, coordenador de saúde da zona sul.

Para a realização do mutirão, a Prefeitura Regional Santo Amaro contou com uma série de parceiros, que fizeram doações e contribuíram para o sucesso da ação. Foram doados armários, tintas, materiais de construção e a mão-de-obra para a realização da reforma do prédio da unidade de saúde. A UBS também recebeu uniformes, móveis de escritório, placas de sinalização interna e externa, além de ventiladores e a instalação de ar-condicionado.

“Hoje foi especial para a gente lá em Santo Amaro. Foi competição sadia muito legal que o prefeito e o vice-prefeito criaram, entre as prefeituras regionais e, no caso de Santo Amaro, fizemos algo diferente. Não escolhemos uma praça ou área verde. A gente fez uma parceria com a Coordenadoria da Regional Sul de Saúde e fomos revitalizar uma UBS, que foi inaugurada em 1970 e que merecia uma revitalização. O principal objetivo da ação era envolver a população do entorno e o engajamento dos moradores foi muito importante”, comemora o Prefeito Regional Roberto Arantes.

Programa Bairro Lindo


Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a atual gestão da Prefeitura Municipal de São Paulo organiza o concurso “Bairro Lindo do mês”. Todas as 32 Regionais da cidade participam com um mutirão de zeladoria.

Em Santo Amaro, o local escolhido foi a UBS Chácara Santo Antônio, localizada na Rua Alexandre Dumas, 719. Essa unidade está em funcionamento no bairro desde 1970 e atende uma população estimada de mais de 50 mil pessoas.