Biblioteca Belmonte recebe a exposição Manos que Cuentan neste mês

Projeto será exposto entre os dias 15 e 31 de outubro

Texto: Caio Bibiano

A biblioteca Belmonte de Temática Popular receberá, neste mês de outubro, a exposição Manos que Cuentan. Dedicada ao público infanto-juvenil, o projeto traz sete livros no formato tridimensional de panos bordados por artesãs e tecelãs peruanas.

Nas páginas recorrentes estão histórias da tradição oral do Peru, como Achiqué, considerada a versão andina de João e Maria, e também o conto de El campesino y la culebra (O camponês e a cobra).

Fundado em 2005 na cidade de Lima, no Peru, o projeto mantém uma parceria com o grupo Tapetes Contadores de Histórias. O grupo é responsável pela realização do projeto no Brasil e trouxe a exposição para a biblioteca Belmonte durante este mês.

O publico visitante poderá manusear as obras. O intuito é trazer à tona a imaginação infantil através dos bonecos e das páginas dos livros artesanais. As publicações possuem cinco páginas em uma dimensão de 30 cm x 30 cm. Na parte final pode ser encontrado um bolso que guarda os bonecos e a identificação do respectivo conto que corresponde àquele livro.

Hoje, os livros podem ser encontrados em bibliotecas do mundo inteiro. Entre elas estão bibliotecas do México, Dinamarca e Noruega, além do Brasil, na Biblioteca do SESC Santa Catarina.

Manos que Cuentan estará em exposição na biblioteca Belmonte entre os dias 15 e 31 de outubro. O horário de visitação é das 10h às 17h. A entrada é gratuita e livre para qualquer idade.