Confira a programação de outubro da Biblioteca Belmonte

Destaque fica por parte da exposição de livros artesanais produzido por artesãs peruanas

Teatro - Infantil

Colchas de retalhos: Os contadores de histórias Vanessa Meriqui e João Luis do Couto - Vivem um casal que divide uma manhã entre conversas e confidências. Ele voltou a estudar e está animado com os ensinamentos de um professor de filosofia. Ela o ouve, interessada, enquanto trabalha em sua máquina de costura. Enquanto ele narra lendas e causos dos mais diversos cantos do Brasil, ela, com delicada sabedoria, costura uma colcha de retalhos e alinhava as histórias que ele conta. A partir de 6 anos. Dia 05/10, sexta-feira, às 14h.

O Mundo Fantástico da Ópera - Ópera Fantástica: Ópera Fantástica é um projeto que pretende levar ao público das bibliotecas o conhecimento das histórias de algumas grandes óperas, sob a forma de “Contação de Histórias”. Nos espetáculos a narração da história se mescla com música de piano e canto lírico. O espetáculo “O Mundo Fantástico da Ópera” é um musical escrito por Rosana Rios e que apresenta, em meio a uma aventura em que os personagens adentram o universo operístico, trechos escolhidos de obras famosas dos compositores Haendel (“Rinaldo”), Puccini (“Tosca”), Gounod (“Romeu e Julieta”), Bizet (“Carmen”), Verdi (“Rigoletto”, “La Traviatta”), Rossini (“O Barbeiro de Sevilha”) e outras. 60 minutos. A partir de 6 anos. Dia 13/10, sábado, às 11h.

Inzôonia - Circo de Bonecos: As desculpas que as crianças inventam na hora de dormir é o mote do espetáculo Inzôonia. Qualquer pretexto costuma ser desculpa para brincar um pouco mais: fome, sede, medo e até insônia! Na peça dois clowns bem malucos reúnem todas essas justificativas em uma única noite de insônia. Cada motivo deu origem a uma pequena e poética história e, cada objeto do quarto, a um bichinho. Assim, uma meia enroladinha vira uma ovelha; um secador, um lobo mau, uma cama beliche vira um barco pirata e outras tantas brincadeiras com a imaginação infantil. Prêmios APCA de Melhores Atores, Coca-Cola FEMSA na Categoria Especial (Inovação de Linguagem) e Coca-Cola Leva ao Teatro. 50 minutos. A partir de 3 anos. Dia 20/10, sábado, às 11h.

Show

Gonzagueando com escurindo acordeon: O sanfoneiro Escurinho do Acordeon, considerado o Gonzagão de Santo Amaro traz ao auditório Kiyomi Oba, na Biblioteca Belmonte, um repertório especialmente escolhido em homenagem ao Rei do Baião. Dia 18/10, quinta-feira, às 19h.

Sarau Sertanejo: Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani. Apoio Técnico: Ivoneide. LIVRE. Dia 27/10, sábado, às 15h.

Literatura

XVIII Encontro de escritores cordelistas: Cacá Lopes, escritor, músico e palestrante, já esteve em aproximadamente 400 Unidades Escolares e apresentou para milhares de alunos e professores a Literatura de Cordel como instrumento pedagógico. Na ocasião do encontro na Belmonte, o poeta apresentará vários de seus trabalhos em cordel, destacando a recém-lançada biografia sobre Luiz Gonzaga: Vida e obra de Gonzagão, resultado de sua pesquisa de quase 10 anos, que rendeu 380 estrofes de seis versos, retratando desde o nascimento do Rei do Baião, na fazenda Caiçara, Município de Exú, sertão pernambucano, até sua morte no Recife. Dia 25/10, quinta-feira, às 19h.

Espaço Goumet Delícias Literatura Oral - Brincando de comidinha: O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa. Chefs Convidadas: Artistas orientadores do Projeto Vocacional Sul de Teatro, Música e dança. Dia 26/10, sexta-feira, às 14h30.

Exposição

Manos que cuentan: Livros para ler e tocar: Exposição de livros de pano bordados, feitos por artesãs peruanas, que traduzem nas páginas histórias da tradição oral do Peru. As obras estarão à disposição do público visitante, que poderá manusear os livros, para brincar, ler e inventar histórias. A exposição é resultado de um projeto sociocultural que reúne artesãs, tecelãs e bordadeiras para criação e confecção de livros artesanais. O projeto mantém parceria com o grupo “Tapetes Contadores de Histórias”. De 15 a 31/10 – das 10h às 17h.

Contação de histórias

Contar é preciso, ler é indispensável, brincar é fundamental: Brincadeiras, Leituras e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Sessão especial do mês da Criança evoca de forma lúdica a importância do brincar. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa. Dias 03/10 e 17/10, quartas-feiras, às 10h e 14h. (livre)

No aconchego da vovó, no colo do livro: Sessão especial de mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de avós. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - vovós e bebês - interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha. Dia 31/10, quarta-feira, às 15h. Primeira infância (0 a 2 anos)

A Mágica da História para todas as idades: Com João Acaiabe, ator e contador de histórias.As histórias são oferecidas às crianças através de um caleidoscópio de sentimentos e emoções que favorecem a proliferação do gosto pela literatura, enquanto forma de lazer e diversão. João Acaiabe, através da sensibilização, trabalha o universo interior dos participantes. Dia 17/10 4ª. Feira – 14h

Narração de histórias: "Que história é essa": com Elaine Gomes. Contos populares acompanhados de piano. No repertório estão as histórias "Fátima, a fiandeira", “O homem do bom dia” e “A Princesa e o mar”. +10.
Livre. – Dia 17/10, 4ª.feira – 10h
 

Oficina, palestras e cursos

Semeando e afiando línguas encantadas I: Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Tema: O Orador e a Oralidade X o Contador e a Oratória, intersecções e performances. Com Andréa de Sousa, comunicóloga e Contadora de Historias. Público alvo: Contadores de Historias, Professores, Palestrantes e os que militam na área de comunicação. Inscrições pelo telefone 5687-0408. Dia 06/10 - sábado, das 11h às 13h.

Semeando e afiando línguas encantadas II: Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Tema desta edição: Como Contar Para Quem Ainda Usa Fraldas. Com Ivani Magalhães. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Dia 06/10, sábado, às 13h30.

Palestra - Novo acordo ortográfico: Com João Jonas Veiga Sobral - o professor apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações. Duração: 2h10. Dia 18/10, quinta-feira, às 14h.

Palestra: “Manos que cuentam: Livros para ler e tocas": com Cadu Cinelli e Rosana Reátegui, integrantes do grupo Tapetes Contadores de Histórias, para professores, contadores de histórias e interessados. Dia 15/10, 2ª.feira – 14h

Palestra: "Da palavra ao fio - Relações entre Tessituras e Oralidade": com Cadu Cinelli e Rosana Reátegui, do grupo Os Tapetes Contadores de Histíorias. Para professores, contadores de histórias e interessados. Dia 18/10, 5ª. Feira – 19h

Música vocacional: Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientadora Giselle Ramos. Todas as 5as. feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 – Inscrições na Biblioteca.

Teatro vocacional: Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com o Artista Orientador Antonio Jr. Segundas-feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 12h30 às 15h30 – Inscrições na Biblioteca.

Exposições permanentesde segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

Visagens visões comuns, visões sublimes: Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.

Diálogos entre técnicas e gerações - Exposição da produção de xilogravuras dos alunos da Belmonte: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas.

Visitas Monitoradas – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.