Poda e remoção de árvores

 A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida.

Para usufruir dessas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas. Para efetivar essa manutenção, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza o serviço de poda, garantido por lei, que se responsabiliza pela conservação arbórea da cidade.

Os serviços de poda de árvores acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, etc.

Para fazer a solicitação, atente-se aos itens descritos abaixo:

- Podas no espaço público: Após a solicitação do munícipe, a Unidade de Áreas Verdes autoriza a poda ou remoção da árvore e a equipe responsável realiza o serviço.

- Podas no espaço privado: Após a solicitação do munícipe, a Unidade de Áreas Verdes autoriza a poda ou remoção da árvore que será da responsabilidade do solicitante e/ou proprietário do imóvel.

Como posso solicitar o serviço de poda?
A solicitação pode ser feita pelo telefone 156, pelo site do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e na praça de atendimento da Prefeitura regional. Este serviço é regulamentado pela Lei nº 10.365, de 22 de setembro de 1987, que garante o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo existente no município de São Paulo.

Em quais casos posso solicitar a poda de árvores?
A poda de árvores é aplicada para manter um bom desenvolvimento e adequar a vegetação arbórea aos locais públicos. De acordo com o Manual Técnico de Poda, lançado em 2005 pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, foram definidos quatro tipos de poda, diferenciados pela sua finalidade. São elas:

  • poda de formação: conferir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento;
  • poda de limpeza: eliminar ramos doentes, praguejados ou danificados;
  • poda de emergência: retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas;
  • poda de adequação: adequar o desenvolvimento da árvore ao espaços, edificações ou equipamentos urbanos.

É preciso apresentar alguns documentos como:

  • o formulário para manejo de árvore:
  • cópia do CPF e do RG do solicitante (proprietário ou inquilino);
  • cópia do IPTU do imóvel (do ano corrente);
  • fotos da árvore a ser removida;
  • croqui do imóvel com a localização da árvore.

Este último pode ser um desenho com o local exato e a árvore que irá receber o serviço. A partir da entrega de todos os documentos necessários, a Subprefeitura dará continuidade ao procedimento legal, como a vistoria feita por um engenheiro agrônomo que dará o parecer técnico, de acordo com o caso.

O pedido para poda ou remoção, indeferido ou deferido, é publicado no Diário Oficial. Em casos de árvores localizadas em área de preservação ambiental o processo é encaminhado para analise na Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Obtenha aqui o formulário para solicitar a poda de árvores localizadas em espaços públicos.