Prefeitura Santana Tucuruvi e o ITDP realizam intervenção urbana temporária

Ação antecipou Semana da Mobilidade e chama atenção para alto índice de acidentes no bairro

No sábado, 16/09, Prefeitura Regional Santana Tucuruvi e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) realizaram, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), a Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI), o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e a Vital Strategies, uma intervenção urbana temporária em Santana, nas esquinas das ruas Dr. César com Rua Salete e Voluntários da Pátria com Leite de Moraes.

A ação teve como objetivo sensibilizar a população para a questão da segurança viária e chamar a atenção do poder público, que pode realizar medidas concretas de requalificação do espaço urbano. A região de Santana/Tucuruvi foi escolhida por reunir as características como alto fluxo de pedestres, três estações de metrô e alto número de atropelamentos.

No dia 24 de agosto, moradores da região e especialistas participaram de uma oficina de redesenho urbano. Para Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos – Mobilidade a pé do ITDP Brasil, o encontro foi importante para estabelecer um marco de diálogo e sensibilização, demonstrando a importância da participação de todos no processo de decisão sobre o futuro do bairro.

Até 2020, vivemos a década de ação pela segurança no trânsito, definida por meio de um pacto das Nações Unidas. Os números apresentados pela Organização são alarmantes e contundentes: colisões e atropelamentos correspondem à principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e à segunda causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos. A cada 30 segundos uma pessoa morre no trânsito e anualmente o número de pessoas envolvidas em acidentes chega a 1,25 milhões, incluídas as vítimas não-fatais. Entre 2010 e 2014, 5.943 vidas foram perdidas no trânsito da cidade de São Paulo.

A movimentação no bairro aconteceu ao longo de todo o dia, antecipando as ações da Semana da Mobilidade Urbana, que ocorre entre 18 e 25 de setembro e teve a presença da Prefeita Regional de Santana Tucuruvi, Rosmary Corrêa – Delegada Rose.