EVENTO DEBATE COMO TORNAR AS RUAS MAIS SEGURAS EM SANTANA

São Paulo, 06 de setembro de 2017 – A Prefeitura regional Santana Tucuruvi recebeu, no dia 24 de agosto, uma oficina voltada para a comunidade local sobre segurança no trânsito, desenho urbano e mobilidade sustentável. O evento antecede uma intervenção temporária que será realizada, no dia 16 de setembro, entre as esquinas das ruas Dr. César com rua Salete e Voluntários da Pátria com Leite de Moraes.

Intitulada “(Re) Pensando a Rua em Santana”, a oficina contou com duas sessões, uma na parte da manhã e outra à noite. Na primeira, a prefeita regional Rosmary Corrêa – Delegada Rose abriu o evento dando as boas-vindas para os cerca de 80 participantes, incluindo alunos do Colégio Santana. À noite, estavam entre os presentes Luís Carlos Ferreira Eiras e Antonio Carlos Stefano, diretores da Distrital Norte da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Durante as oficinas, os participantes foram convidados a pensar em como tornar os espaços públicos em Santana mais seguros para os pedestres, com a inclusão de soluções como travessias elevadas, lombadas, meio fio estendido e minirrotatórias, entre outras.

Para a coordenadora Roseli Neumitz, do Colégio Santana, o evento foi "uma aula de protagonismo" para os presentes. "Pela primeira vez pudemos ver esses jovens, adolescentes, moradores do bairro, pensando numa ação que interfere diretamente no cotidiano deles. E eles como protagonistas disso. A sociedade precisa de mais ações como essa", declarou.

A iniciativa foi uma realização do ITDP Brasil, 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e Citi Foundation, com apoio da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi, Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI) e WRI Brasil Cidades Sustentáveis.