Inauguração do primeiro Laboratório de Educação Digital

Mais uma vez a região de Pirituba/Jaraguá é escolhida para abertura de novo projeto

Nesta quarta-feira, 22 de novembro de 2017, foi inaugurado o primeiro Laboratório de Educação Digital do projeto criado pela Prefeitura de São Paulo, CEU 21. O modelo de laboratório promete ser implantado em todas as escolas da rede municipal a partir do próximo ano. Nele está disponível para os estudantes a interação com robótica, equipamentos de eletrônica, notebooks e tablets, projetor, ferramentas de costura e pintura, instruções de utilização de impressora 3D e cortadora a laser. O espaço permite que seja realizado trabalho em grupo, incentivando a criatividade e interação social dos alunos.


A inauguração ocorreu no CEU Pêra Marmelo, localizado no Jaraguá, e foi muito festejada pelos professores e estudantes da unidade. A Prefeitura de São Paulo pretende implementar na grade curricular estudantil de 2018 aulas de programação e será a primeira cidade brasileira a oferecer este conteúdo. A Prefeitura também promete que será entregue mais 2 unidades do Laboratório de Educação Digital até o começo do ano letivo de 2018. Os próximos CEUs a receberem o laboratório serão o Feitiço da Vila e Capão Redondo. O CEU 21 tem como parceiros a Fundação Lemann, que apoia a implantação dos LED (Laboratório de Educação Digital), e a Cisco, que doou equipamentos de conectividade do Legado Olímpico.


Estiveram presentes o Prefeito de São Paulo, João Dória; o Prefeito regional de Pirituba/Jaraguá, Ivan Renato de Lima; o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Alves Schneider; o Vereador Fabio Riva (PSDB) e o Secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg; Dr. Wagner Fracini, supervisor de Saúde e Aurora Maria Fernandes, diretora regional de Educação.


“Essas crianças querem ter direito a tecnologia, isso que vai fazer delas competitivas no futuro, o mercado espera dessas crianças competitividade, conhecimento, domínio de tecnologia e um domínio lúdico como esse aqui. E elas aprendem brincando e brincando você torna pessoas mais preparadas. Preparadas para enfrentar o mundo e para liderar o mundo. São brasileiros de uma área periférica da cidade aprendendo tecnologia em uma escola pública municipal.”, disse o prefeito João Dória do projeto CEU 21.

Fotos: Conceição Lourenco