Biblioteca Brito Broca

Atividades culturais do mês de novembro

Atividades Culturais para Novembro na
Biblioteca Brito Broca


POESIA NO ESPAÇO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS / INFANTIL
04/11 (sab) – 14h


Contação de histórias teatralizadas e muito contagiantes, que instigam crianças e até mesmo adultos. O cuidado estético, a música – com composições especialmente criadas para cada história e executados em cena – a delicadeza na abordagem dos temas e a interatividade são marcas do espetáculo. Fatores que tornam a contação uma experiência lúdica e educativa.

Classificação indicativa: a partir de 04 anos
Duração: 60min

ESPETÁCULO QUIZUMBA
12/11 (dom) – 12h

Quizumba! é um espetáculo inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo.
Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.
 

O espetáculo, dirigido por Camila Andrade e com dramaturgia de Tadeu Renato, estreou em 2011 no Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades.


16/11 (qui) – 10h30

On Love traz um olhar não convencional sobre o amor. O tratamento dado ao tema, nesta obra, foge do que poderia ser tachado como demasiado comum e esgotado e aponta um movimento contrário, de inquietação e provocação para um olhar mais sensível e humano face à frenética contemporaneidade.
 

A trilha composta por Dr Morris é executada ao vivo por Alexandre Maldonado. Cenário e luz são de Marisa Bentivegna e os figurinos de Marichilene Artsevskis.
 

O espetáculo, construído por narrativas em primeira pessoa, propõe uma forma muito simples e se apoia na relação próxima e direta entre o espectador e a matéria narrada, provocando uma escuta silenciosa, porém participativa, sobre aspectos íntimos e moventes das relações. Seguindo essa atmosfera íntima, o diretor Francisco Medeiros optou por deixar a plateia no palco, portanto mais próxima dos atores.
 

Motivados pelo processo de trabalho de Mick Gordon, que construiu esta obra em sala de ensaio, a Cia Barracão Cultural se lançou em uma proposta de co-autoria, na qual os atores trouxeram depoimentos próprios ou de outras pessoas para a sala de ensaio. Parte deste material integra o texto final, que se configurou como uma mistura de narrativas oriundas do texto original de Mick Gordon com as narrativas Brasileiras.
 

Esta é a segunda parceria da Barracão Cultural com o diretor Francisco Medeiros. Juntos, fizeram em 2012 o espetáculo “Facas nas Galinhas”, que teve excelente acolhida de crítica e público, sendo indicado ao Prêmio Shell em três categorias.

Classificação 16 anos
 

DRIVE-THRU PETIT
26/11 (dom) – 12h00


Espetáculo/intervenção em formato de lanchonete fast-food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.

Classificação indicativa: a partir de 6 anos
Duração: 60min

SARAU ELO DA CORRENTE – Projeto Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo
30/11 (qui) – 19h


O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus.
 

Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios.
 

O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.
 

Os grupos e coletivos selecionados pelo edital iniciam as apresentações no mês de setembro.
 

Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.

CURSOS E OFICINAS

OFICINA DE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL com Allan Cunha
Sextas-feiras às 15h


A Fotografia como uma grande contadora de histórias tem a capacidade de nos aproximar do existente social, a partir de sua linguagem artística, antropológica e poética, nos possibilita mergulhar em universos reais representados pela visão e interpretação individual daquele que fotografa. O uso da fotografia como uma ferramenta de valorização, dos povos e da sociedade, contando a história dos lugares e de seu tempo. Venha exercitar seu olhar, e produzir imagens fotográficas.

OFICINA DE BRINCADEIRAS LITERÁRIAS com Estefânia Lopes
Quintas-feiras – 14h30


A oficina Brincadeiras Literárias propõe a mediação de leitura para crianças, com histórias que abordem o universo infantil, seguida de atividades lúdicas, como, cirandas, pinturas e brincadeiras tradicionais diversas.
Ao ler o livro com ele em mãos, proporcionamos que as crianças visualizem o objeto livro e assim tomem conhecimento de onde saem as histórias contadas, quem são os autores e ilustradores e, principalmente, para dar início ao prazer e hábito da leitura.
 

Cada livro, previamente selecionado, faz parte do acervo da Biblioteca Brito Broca.
Como "ler é uma viagem!", nos transportaremos em nosso primeiro encontro para o Oriente, com a leitura dos livros: O nascimento do dragão, de Wang Fei, Marie Sellier e Catherine Louis e A grande onda, de Véronique Massenot e Bruno Pilorget, inspirados no quadro de Katsushika Hokusai.
 

Em seguida, ao som de cantigas infantis, como, por exemplo, “Hotaru koi”, do folclore japonês, confeccionaremos balagandãs, nossos dragões imaginários.

VESTIBULAR NAS BIBLIOTECAS

Com apresentações teatrais, Bibliotecas recebem palestras sobre livros que caem no vestibular da Fuvest.

Após o sucesso do programa Vestibular na Mário, em que se formaram filas ao redor da Biblioteca Mário de Andrade para assistir às palestras sobre os livros do vestibular da Fuvest, a Secretaria Municipal de Cultura leva, em outubro e novembro, a iniciativa para bibliotecas de todas as regiões da cidade. Além das palestras sobre os nove livros que caem na prova, os locais que participam do projeto vão receber também pequenas produções teatrais inéditas que encenam as histórias dos livros.
 

O projeto tem início na região Norte, nas bibliotecas Brito Broca e Jayme Cortez, seguindo para a Belmonte e Prestes Maias, na região Sul. Em novembro, quatro unidades da Zona Leste recebem a programação: Cora Coralina, Hans Christian Andersen, José Paulo Paes e Rubens Borba. Por fim, a Zona Oeste recebe as palestras e as peças na Camila Cerqueira Cesar e Mario Schenberg.
 

Sobre a importância do novo projeto, que realiza essas trocas entre as linguagens do teatro e da literatura, a coordenadora Mariana Mantovani acredita que a iniciativa proporciona uma outra forma de fruição das obras. “Unindo estudo e entretenimento, o aluno pode assimilar mais o conteúdo desses livros, aprendendo de forma mais prazerosa e eficiente”, explica. Além disso, a iniciativa visa também desconstruir a ideia de que a leitura é uma atividade maçante. “Acho que o projeto pode aproximar os jovens ao espaço da biblioteca”, conclui.

Biblioteca Brito Broca
Encenações seguidas de aula

30/10 - 10h - Iracema, de José de Alencar
31/10 - 10h - Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
01/11 - 10h - O Cortiço, de Aluísio Azevedo Exibição das aulas Vestibular na Mário
06/11 - 10h - Mayombe, de Pepetela
07/11 - 10h - Vidas Secas, de Graciliano Ramos
08/11 - 10h - Minha Vida de Menina, de Helena Morley
09/11 - 10h - Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
13/11 - 10h - Sagarana , de João Guimarães Rosa
14/11 - 10h - A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós

PROJETO LETRA EM CENA
Release
O projeto Letra em Cena será realizado durante o mês de novembro de 2017 em cinco diferentes bibliotecas municipais de São Paulo. Em cada uma delas, teremos a presença de um artista da cena, que ministrará um curso de dramaturgia a um grupo de no máximo 15 pessoas. Durante o curso, os alunos construirão coletivamente um texto teatral inédito que será posto em cena na forma de uma leitura dramática a ser apresentada no final do mês.
 

O projeto teve seu evento de lançamento no dia 03 de outubro às 20h na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Na programação, o espetáculo Danação, monólogo de Eduardo Moreira, seguido de uma conversa sobre dramaturgia com o Luis Alberto de Abreu e o próprio Eduardo Moreira. Neste dia foram abertas as inscrições para os cursos.

Segue a descrição das datas e locais de realização do curso de dramaturgia:

Biblioteca Brito Broca


Dramaturga: Carolina Bianchi
Oficina: Comícios do Amor
 

Release: Oficina para criação de dramaturgia coletiva a partir da aproximação com o documentário Comício do amor - do diretor e poeta italiano Pier Paolo Pasolini. É possível criarmos um discurso poético juntos, por tantas mãos? O que as vozes /corpos variados contam juntas nesse momento de fracasso dos sistemas tradicionais? O que a vida sexual dos habitantes de um determinado lugar dizem sobre a experiência política atual? Com Carolina Bianchi ( diretora, dramaturga e performer- trabalha em experiência com diversas linguagens artísticas. Suas criações em dramaturgia propõem uma amálgama entre a palavra e o movimento.)
 

Público Alvo: Recomendado para maiores de 18 anos.
Dias e horários do curso: Terças-feiras, 07, 14 e 21 de novembro, das 14h às 17h.
 

Leitura Dramática: Terça-feira, dia 28 de novembro, às 17h.
O evento de encerramento do projeto acontecerá no dia 02 de dezembro, às 15h, na biblioteca Mário de Andrade, onde todas as cinco leituras dramáticas produzidas serão apresentadas.
 

Todas as ações do projeto são gratuitas.