Escola Municipal de Pirituba/Jaraguá cria festival de curtas-metragens para estudantes de toda a cidade

Inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem participar alunos das redes pública e particular

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gal. Liberato Bittencourt, da DRE Pirituba/Jaraguá, está com inscrições abertas até 4 de agosto para o 1º Festival de Cinema LiberArte. A inscrição é gratuita e aberta a filmes de todos os formatos e gêneros de curta-metragem com duração de até 20 minutos, produzidos em qualquer data, que tenham sido realizados por crianças e adolescentes de escolas das redes pública ou privada da cidade de São Paulo.

Idealizador do projeto, o professor de História Renan Joele dá aulas há 5 anos na escola e há 3 anos atua, no contraturno, como Professor Orientador de Educação Digital (Proed). Em 2021, mostrou aos alunos aulas de stop motion (desenho de animação).

 

 

 

Ano passado, introduziu o Cine Clube Liberato, com discussões sobre obras ligadas aos direitos humanos. “Na segunda parte desse projeto, fiz um laboratório de cinema explicando para os alunos como fazer um roteiro, editar, dirigir, noções de fotografia e direção de arte”, disse o professor.

O resultado foi o curta-metragem Clara Beethoven, que conta a história de uma garota de família humilde que ganhou uma bolsa para estudar em uma escola de elite e sofre bullying dos outros estudantes. “A apresentação foi no Dia da Família, em dezembro, e todos se emocionaram. Este trabalho teve a mobilização de toda a escola, de alunos, professores, coordenadores. Fizemos teste de elenco e mais de 100 pessoas participaram. Sou um entusiasta do audiovisual e fico bem animado em ver os alunos empolgados com este mercado”, contou.

No início deste ano, o projeto ganhou o reforço de uma parceria forte da Kinoforum, responsável pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. “Os alunos tiveram uma oficina prática de 16 horas. E gostaria de ressaltar que todos professores se envolvem nos projetos. A diretora Marlene Banhos é muito engajada e atuante”, concluiu.

 

Toda a rede

Inicialmente, o Festival seria restrito à unidade de ensino. No entanto, todos perceberam que o projeto poderia crescer. “Assim, todos têm chance de mostrar seus talentos. Sabemos que muitas escolas também desenvolvem ótimos trabalhos nesta área”, destaca o professor.

A divulgação dos ganhadores será no dia 26 de agosto, das 8h às 12h, na própria EMEF, localizada na Rua Arnaldo Alvernaz Nunes, 320, Jardim São José. O evento é gratuito e aberto ao público, sobretudo crianças e adolescentes, educadores, pais e responsáveis, além de apreciadores do audiovisual.

Durante o encontro também haverá a exibição dos curtas-metragens selecionados pela Comissão de Seleção do Festival. Além disso, ocorrerá a mostra competitiva e a premiação do melhor filme nas seguintes categorias:

  • Prêmio Melhor Filme, votado por um Júri Oficial
  • Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil
  • Prêmio Aclamação Popular, votado por todos os presentes no evento

O objetivo da ação é valorizar as produções audiovisuais amadoras realizadas por crianças e adolescentes das redes de ensino pública e privada da cidade de São Paulo, divulgando, incentivando e disponibilizando o acesso a estas obras durante a realização do festival.

 


Acesse o regulamento completo

Clique aqui e preencha o formulário de inscrição

Conheça o site do I Festival de Cinema LiberArte