Perus receberá devolutiva do Programa de Metas

A audiência pública acontecerá no dia 31 de julho no CEU Perus

O documento, que possuía 50 metas, 69 projetos e 433 linhas de ação e que reúne os principais objetivos da gestão para os próximos quatro anos, foi aperfeiçoado após analisar as contribuições de mais de 7.800 pessoas, em mais de 20 mil sugestões. Agora conta com 53 metas, 71 projetos e 487 linhas de ação. As principais mudanças estão relacionadas à Regionalização das Metas e Ações, Orçamentação de Projetos e Indicadores de acompanhamento e monitoramento. Ao todo, estão previstas 951 intervenções urbanas, considerando construções, reformas, implantação, macrodrenagem de bacias e ações do Cidade Linda.

Algumas metas sofreram alterações textuais, para facilitar a compreensão e evitar interpretações incorretas. As principais alterações, no entanto, estão relacionadas às contribuições da população. Um exemplo é a mudança no texto da meta sobre resíduos sólidos. Antes, o valor estabelecido para redução de resíduos na cidade era uma média de execução anual. Agora, o número aborda a execução ao longo dos quatro anos. O compromisso de redução de 100 mil toneladas, em média anual, passou para 500 mil toneladas, diluídas ao longo dos quatro anos de gestão. Cada meta alterada por contribuição da população recebeu um selo especial, para facilitar sua identificação.

As contribuições da população foram efetivamente consideradas e avaliadas para a versão final do Programa de Metas. A atual gestão construiu, de forma inédita, uma metodologia para responder a todas as sugestões recebidas nas audiências públicas, por e-mail, cartas ou pelas plataformas digitais, agregada em tópicos semelhantes. Além disso, irá disponibilizar, em formato aberto, o arquivo com todas as sugestões recebidas, dando mais transparência ao processo.

A audiência pública devolutiva do Programa de Metas será realizada no dia 31de julho, às 19h, no teatro do CEU Perus, localizado na Rua Bernardo José de Lorena, s/nº - Vila Fanton. A participação da população continua sendo de extrema importância, pois, a Gestão dará um retorno quanto às contribuições recebidas e as mudanças efetivas no Programa de Metas.

A Prefeitura disponibiliza também uma ferramenta para acompanhamento de cada meta, no site da Secretaria de Gestão. Qualquer pessoa pode procurar pelo seu tema de interesse e encontrar a posição da Prefeitura, relacionado ao Programa de Metas ou ao trabalho realizado acerca do assunto.