Programa Bairro Lindo revitaliza o Sol Nascente

Mutirão de zeladoria com a participação dos moradores reuniu mais de 170 voluntários

No sábado, dia 27/05, a Prefeitura Regional Perus recebeu o programa “Faça Seu Bairro Lindo”, que foi lançado no dia 02 de maio, pelo prefeito João Doria. As ações aconteceram no bairro Sol Nascente, onde diversos serviços de zeladoria e manutenção foram realizados na região e contou com o engajamento da população e de entidades parceiras.

Na realidade, devido à complexidade dos serviços executados, grande parte dos trabalhos se estendeu ao longo de duas semanas, a exemplo das reformas de calçadas das praças públicas, do tapa-buraco, do cata-bagulho e da remoção de veículos abandonados.

Ao final, foram contabilizados, sob orientação da Coordenadoria de Projetos e Obras da Prefeitura Regional a reforma de 164 m² de passeio em concreto armado; reforma de 8 m² de passeio com piso intertravado; construção de 78 m lineares de muretas e reforma de 50 m²; realinhamento de 24 m lineares de guias; reforma de 5,6 m² de degraus; remoção de 24 m³ de entulho. Estes serviços foram executados nas praças Osvaldo Gomes de Oliveira e Luiz Vaz de Camões, entre os dias 12 a 27/05. No mesmo período, a equipe de conservação de pavimentos viários tapou 98 buracos em 14 logradouros do bairro, utilizando 41,48 toneladas de massa asfáltica.

Também, a Supervisão Técnica de Limpeza Pública realizou a poda de 58 árvores; o plantio de 22 e a remoção de outras 6. A equipe de conservação de áreas verdes, juntamente com a empresa contratada Inova, que presta serviço para a Prefeitura, executou 19,8 km de capinação, raspagem de postes e guias e varrição; 5 km de pintura de guias e postes, além da remoção de 13 toneladas de entulho. Ainda, a equipe de limpeza manual de córregos atuou em 2.480 metros lineares, efetuando os serviços.

Cooperação

O sucesso da ação só foi possível graças ao apoio da população que atuou voluntariamente. Ao todo, somente no dia 27/05, somaram mais de 170 pessoas de todas as idades, envolvidas com os trabalhos. O evento também contou com a ajuda de diversos parceiros, que contribuíram com a doação de alimentos e materiais para a revitalização das praças.

Durante a ação, algumas mesas montadas com profissionais da Supervisão de Saúde de Perus, fizeram exposições e distribuíram materiais com orientação sobre animais sinantrópicos (aqueles que se adaptam a viver no mesmo espaço que o ser humano, a exemplo de: baratas, moscas, aranhas, escorpiões, carrapatos, ratos, etc). Também, agentes da Defesa Civil, distribuíram 500 cartilhas, divulgando como agir em situações de emergência, em áreas de risco. A CET participou com a barraca de educação no trânsito, divulgando a campanha Maio Amarelo. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente levou biólogos para explicar sobre a preservação do meio ambiente e distribuiu mudas. Outro momento significativo do evento aconteceu com uma apresentação de fanfarra formada por adolescentes do bairro e, de uma roda de capoeira com crianças da comunidade.

O prefeito regional, Eduardo Rosmaninho que acompanhou de perto o desenvolver semanal de todos os serviços, também colocou as mãos na vassoura e na brocha, no sábado, e ajudou a varrer as ruas e pintar as guias. “A integração da população em benefício do espaço em que vivem é a alma deste desafio que só vem recompensar a todos. É gratificante ver o empenho de todos. Esta gestão incentiva estes atos para que os cidadãos sintam, de fato, que a cidade pertence a eles” – enfatizou o prefeito regional.

Bairro Lindo

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, a ideia do projeto “Faça Seu Bairro Lindo” surgiu após a população mostrar interesse por participar do SP Cidade Linda, que acontece semanalmente em uma região diferente da cidade. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. “Este programa visa ter uma ação descentralizada e receber uma grande quantidade de voluntários que querem participar, em ações no próprio distrito em que vivem”, afirmou.

Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura regional - passarão por intervenções do novo programa. O objetivo é que, nos próximos meses, os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais criou o concurso “Bairro Lindo do mês”. O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participou) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

 

Cesar Gonçalves