Secretário quer a recuperação da Escola do Parque Anhanguera

A edificação foi concebida inicialmente para abrigar cursos e estágios profissionalizantes gratuitos na área de marcenaria

Na manhã de terça-feira (21/02), o prefeito regional de Perus esteve acompanhando o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, além de técnicos que vistoriaram as instalações da Escola de Marcenaria, instalada no Parque Anhanguera. O motivo da visita é avaliar as condições do prédio e elaborar um projeto de recuperação do espaço que se encontra sem nenhuma atividade no momento.

O prédio que recebeu na época de sua construção, no ano de 2012, um projeto inovador; foi construído com recursos provenientes da venda dos “créditos de carbono”, oriundos do Projeto Bandeirantes de Gás de Aterro e Geração de Energia. Os gases estufa produzidos pelo aterro sanitário localizado em Perus são captados e transformados em energia elétrica. Cada tonelada de gases poluentes que deixa de ir para a atmosfera gera créditos de carbono, cuja venda através de leilões específicos arrecada dinheiro para melhorias ambientais na região.

Para dialogar com o ambiente natural do parque, a estrutura foi erguida com troncos de eucalipto certificado. Com construção ecológica, todas as paredes foram feitas de taipa, a partir da técnica japonesa tsuchi kabe, em que camadas de uma mistura de barro e capim seco são aplicadas em uma treliça de madeira, entremeadas por tela de juta. O projeto também contemplou a economia de energia elétrica, favorecendo a utilização de luz natural.

A edificação foi concebida inicialmente para abrigar cursos e estágios profissionalizantes gratuitos na área de marcenaria e manejo de resíduos de madeira em áreas verdes, voltados principalmente para os jovens da região. Sua infraestrutura, de cerca de 1.200 m², inclui um amplo galpão para a instalação de bancadas e máquinas como serras, furadeiras e lixadeiras.

O local ainda dispõe de espaços adequados para o processamento, secagem, beneficiamento, armazenamento e tratamento da madeira aproveitada do próprio Parque Anhanguera. Com a visita do secretário e dos técnicos, o prefeito regional vê com muito entusiasmo a proposta de reaver a utilização original de concepção do projeto e colocar em funcionamento este espaço de fundamental importância para a região de Perus.


Cesar Gonçalves