UniCEU firma convênio para abrir 3.810 novas vagas

Atualmente, 5.662 alunos estão com cursos na UniCEU em andamento e mais de 200 já estão com os diplomas nas mãos

A Prefeitura de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação firmou um acordo que possibilitará a abertura de 3.810 novas vagas de Educação Superior em cursos oferecidos gratuitamente pela rede Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A assinatura aconteceu em cerimônia no CEU Água Azul, na região de Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista.

As vagas, que serão abertas já no segundo semestre deste ano, abrangem 12 cursos diferentes, espalhados por 18 polos da UniCEU, localizados em todas as regiões da capital paulista. Entre os cursos que serão oferecidos estão licenciaturas em Pedagogia, Artes, Matemática, Biologia, Computação e Educação Física, além de tecnólogo em Design Educacional e também, mestrado profissional.

A medida amplia as oportunidades para o paulistano de menor poder aquisitivo conseguir o primeiro diploma ou até se especializar, facilitando o ingresso no mercado de trabalho e melhorando sua renda. Atualmente, o município conta com 32 CEUs com Universidade Aberta e mais 14 que estão sendo credenciados, ou seja, os 46 CEUs terão universidade em toda a cidade. Em Perus, o Polo Vila Malvina está localizado na Rua Bernando José de Lorena, s/nº e os contatos podem ser feitos através do telefone: 11 3915-8754 ou pelo Email: smeuabceuperus@prefeitura.sp.gov.br.

Criada em 2013, a UniCEU já beneficiou 8.817 alunos matriculados em 301 cursos de Educação Superior, oferecidos nos 32 polos da rede. Do total de cursos oferecidos, 64 foram de aperfeiçoamento, 187 de especialização, 40 de licenciatura e dez de bacharelado. Atualmente, 5.662 alunos estão com cursos na UniCEU em andamento e mais de 200 já estão com os diplomas nas mãos.

Qualidade Social

A UniCEU é uma parceria estratégica com o Governo Federal e as instituições de ensino superior públicas que visa ofertar qualificação profissional aos munícipes da cidade de São Paulo e região, oferecendo ensino superior público, gratuito e de qualidade social.

A UniCEU é totalmente gratuita, mas para fazer os cursos é necessário passar por um processo seletivo. São cursos de Engenharia, Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia, Educação Física e de pós-graduação em diversas áreas. As aulas são presenciais e à distância.

Cada unidade oferece infra-estrutura física, tecnológica e pedagógica suficiente ao atendimento dos alunos matriculados na UniCEU. Nas unidades, acontecem os momentos presenciais, como avaliações, videoconferências, práticas laboratoriais, além do acompanhamento e orientação dos tutores. Cada unidade é composta, no mínimo, por secretaria acadêmica, sala de coordenação, sala de tutoria, laboratório de informática, biblioteca, web conferência, espaços de uso compartilhado e salas de aula.