Carnaval de Rua leva milhares de foliões para as ruas da Penha

No primeiro final de semana de festa, os blocos desfilaram em ambiente familiar e na mais absoluta normalidade

 


No sábado, 3 de fevereiro, o clima de paz e alegria invadiram o trajeto e cerca de mil pessoas acompanharam os desfiles dos três blocos.
O “Bloco do Chiquinho” passou por ruas e praças levando centenas de foliões pelos caminhos da descontração, seguindo o trajeto Praça Santa Bertila, Av. Waldemar Carlos Pereira, pista local entre as Ruas Afonso Moreira e Maria Veltri. O início e finalização do desfile foi na Praça Santa Bertila, no Jardim Maringá.
O “Bloco Nhocoroné”, levou a irreverência de sempre e mostrou que está maior a cada ano. O bloco contagiou os moradores na passagem pelas ruas: Prof. Thiré, Nelson Madureira, João Priore e São Vitório. Foram centenas de foliões e a vizinhança entrou no clima.
Na Vila Esperança, a brincadeira começa pelo nome do bloco que pede coragem para desfilar: “Tá com medo porque veio?”. A descontração e alegria seguiram pelas ruas: Otília, Heloisa de Camargo até a Rua Cumaí na Vila Esperança.
No domingo, 4 de fevereiro, cerca de 2.400 foliões participaram dos desfiles. A animação começou pelo centro da Penha, bairro de muitas tradições e de história no Carnaval. A alegria e o bom humor do “Cordão da Dona Micaela”, que passou pelo Largo do Rosário, Rua Dr. Almeida Nogueira, Rua Betari, Rua Antonio Lobo, Rua Padre João e Praça Dona Micaela Vieira – Penha. Quem olhou gostou e entrou na folia.
Para um dia com muitas opções de folia chegou o “Bloco Espalhafatos”, que como o próprio nome diz, espalhou alegria, descontração com muito estardalhaço pelas ruas: Isabel, Padre Olivetanos, Frei Manuel do Desterro, Maria Carlota, Dezenove de Maio e Atuaí, na Vila Esperança.
Foi preciso ter muito cuidado com esse bloco: “É Pequeno mais balança”, já que balançar faz parte do Carnaval e não pode brincar sem ele. A disposição do pessoal já na concentração da Rua Mirandinha era maior que o nome do bloco. Os moradores entraram na folia por todas as vias que o bloco passou. O número de crianças é uma novidade constante. O bloco levou alegria neste domingo pelas ruas: Mirandinha, Demini, Celina e Rua Atuaí na Penha.
O Jardim Nordeste marcou presença com o “Bloco Luziania” e mostrou que os caminhos da alegria estão contagiando os foliões e moradores por onde passou o requintado bloco. Um pouco de cada coisa do que se imagine ser um Carnaval de Rua, você encontra no Luziânia. Tem música, passista, alegria, descontração, participação da comunidade e animação. O bloco passou pelas ruas: Luziânia, Iborepi, Maraial, Padroeira e Luziânia, no Jardim Nordeste.
A Rua Isabel tem um bloco que tem nome e postura. Não participar da animação é perder um domingão que tem alegria, descontração e famílias em peso envolvidas no “Favela Chique”. Tem que ser social e gostar de gente porque a proposta é juntar a comunidade. Não faltou música e os foliões estiveram presente o tempo todo com o bloco ganhando a comunidade. Vale destacar que nos dois dias, não foram registradas nenhuma apreensão, multas e/ou ocorrências no geral.


Limpeza das Ruas

Após a passagem dos blocos, iniciava o desfile da equipe de limpeza nas vias. Em levantamento cedido pela empresa responsável pela limpeza urbana, a Inova, no sábado (3) foram escalados: 20 agentes de limpeza, 01 encarregado de Operações, 02 fiscais de Operações, 04 caminhões Habitáculo (utilizados na coleta) e a retirada de 5.000 kg de resíduos.

Enquanto no domingo (4), as atividades envolveram: 16 agentes de limpeza, 01 fiscal de operação, 02 habitáculo e a retirada de 4.200 Kg de resíduos.