Descarte irregular é crime ambiental

Não descarte produtos inflamáveis, materiais ou medicamentos

O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa de R$ 18.420,79. As punições são aplicadas de acordo com a lei 13478/02. O lixo não pode ser colocado fora do horário da coleta. As caçambas precisam de autorização e ficar em local que não impeça o fluxo de veículos e pedestres.
Compete a prefeitura regional a fiscalização do descarte irregular de lixo e também por realizar a limpeza dos pontos de descarte irregular de entulho e ainda fiscalizar a limpeza de terrenos.
A população pode solicitar fiscalização por meio de contato telefônico na central 156 e nas Praças de Atendimento instaladas nas 32 prefeituras regionais.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) é o órgão gerenciador dos serviços de limpeza urbana prestados na cidade de São Paulo, como coleta de resíduos de saúde, domiciliares e seletiva, varrição de vias públicas e remoção de entulho.
O objetivo de impedir novos descartes é evitar que, além da obstrução das calçadas, os mesmos contribuam para a proliferação de pragas ou para o entupimento do sistema de drenagem da cidade.

A participação da população é muito importante para evitar que sejam descartados materiais nas vias e córregos.

Consulte no site o dia em que passa o Cata-Bagulho, na sua região e conheça os Ecopontos



Os dados da Prefeitura indicados pela Amlurb mostram que a cidade gera, em média, 20 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). São coletadas 12 mil toneladas/dia apenas de resíduos domiciliares.

Os trabalhos de coleta de resíduos domiciliares, seletivo e hospitalares são executados pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga.
Diariamente é percorrida uma área de 1.523 km² e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela coleta. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados 500 veículos (caminhões compactadores e outros específicos para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).
A Loga realiza a coleta da região noroeste da cidade de São Paulo e a Ecourbis realiza a coleta da região sudeste.
Coleta seletiva

 

 Facebook PR-Penha