O Bairro da Penha vai comemorar 350 anos

A comissão Penha Fest está preparando a festa com muitos eventos

Nesta quinta dia 13 de julho o grupo de trabalho se reuniu mais uma vez para afinar os encaminhamentos de todos os preparativos para esse grande evento na Zona Leste.

 

Estavam presentes nesta reunião representantes do Viva Penha, City Penha, Supervisões de Cultura e Esportes da Prefeitura Regional, o Prefeito Regional da Penha Jurandir Junqueira Junior, representantes da Câmara Municipal de São Paulo, Igreja Nossa Senhora da Penha e do vereador Toninho Paiva.A história oficial da Penha que significa penhasco ou penedo começa em 1667, no alto da Colina depois da construção de uma ermida(uma pequena igreja ou capela, normalmente localizada fora das povoações ou em lugares isolados). Os fundadores do bairro são os irmãos Mateus Nunes Siqueira e Jacinto Nunes de Siqueira que eram padres. Na Revolução Tenentista em 1924 o governador também chamado de presidente da província, Carlos de Campos se refugiou na Penha e durante três meses o bairro foi a capital da província de São Paulo. Em 1682 foi fundada a Igreja de Nossa Senhora da Penha(ou Igreja da Ladeira) quem subia a Ladeira da Penha encontra hoje a rua Coronel Rodovalho. A Igreja Nossa Senhora da Penha é a padroeira da Cidade de São Paulo e sua procissão todos anos vem de encontro com toda a sua história. No Largo do Rosário está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, que foi erguida em 1802 pelos escravos.

A Igreja foi construída de costas para a Igreja Nossa Senhora da Penha, onde os negros eram proibidos de frequentar. O aniversário do bairro é comemorado no dia 8 de setembro e a padroeira é Nossa Senhora da Penha.