Calçada Nova – Mutirão Mário Covas mobiliza moradores na Penha

Com cerca de 150 trabalhadores, equipamentos e a coordenação da Regional Penha o mutirão traz melhorias urbanas para o Jardim Coimbra, em Arthur Alvim

Realizado pela Prefeitura Regional Penha, com coordenação da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais a 23ª edição do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas aconteceu neste domingo (11), no Jardim Coimbra, Penha. Com foco na recuperação de passeios e ações de zeladoria para dar conforto e bom tratamento urbano aos bairros, a Regional Penha escolheu como objeto de suas ações o Clube da Comunidade (CDC) Vida Viva, local de encontro dos moradores no fim de semana.

 

O frio da manhã não impediu que houvesse um púbico participativo no evento, animado também pela presença de uma banda de jovens músicos. Neste início, o mutirão atuou nas ruas Max Planck, Robert Oppenheimer, John Neper e Enrico Fermi. Os prefeitos João Dória e Jurandir Junqueira Junior (Penha) literalmente meteram as mãos na massa, ajudaram a catar entulhos e a fazer um passeio novo.

 

Foram refeitos 120 m lineares de calçada e plantados 150 metros da grama esmeralda. Um aspecto importante do programa é sua execução segundo as normas de acessibilidade, que prevê, por exemplo, os ângulos adequados para inclinação das rampas. Ao todo, este mutirão na Penha compreende 1 km de melhorias.

 

 

 

 O programa Calçada Nova, com os programas Cidade Linda e Bairro Lindo são responsáveis por dotar a cidade com melhores condições urbanas, da sinalização vertical para o pedestre às normas da acessibilidade. Para tanto, eles reúnem várias instâncias do Poder Executivo. “Nós trabalhamos de maneira intensiva para dar à cidade a atenção que ela necessita. Já fizemos 21 edições do programa Cidade Linda, fizemos também o Bairro Lindo e podemos dizer que as praças da Penha estão recebendo o melhor tratamento possível. Hoje, com o Mutirão Mário Covas também fazemos uma homenagem ao saudoso governador”, enfatizou o prefeito Jurandir Junqueira Junior.

As obras são divididas de acordo com um cronograma, que leva em conta também as atividades escolares. Faz parte do projeto a aplicação do piso podotátil direcional e piso de alerta, que orientam pessoas com deficiência visual. As ações do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas são orientadas da periferia para o Centro. Cata-bagulho, poda de árvores, pintura antipichação buscam estreita relação com os moradores, que vêm pouco a pouco aumentando sua adesão por meio da participação voluntária.