Cidade Verde na Penha nos baixos do viaduto Cangaíba

A Proposta da Prefeitura Regional Penha, de revitalizar os baixos e o entorno do viaduto Cangaíba, está indo muito bem, com o apoio do Programa SP Cidade Verde, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a parceria com a iniciativa privada

No dia 17 de maio de 2017, a Prefeitura Regional Penha desfez barracos embaixo do viaduto Cangaíba. Durante a operação de desfazimento, a comunidade cobrou um solução para a área, que fica embaixo do viaduto Cangaíba, no terreno relativo à Rua Itacaré, nas margens do córrego Tiquatira, local também conhecido como Chaparral.


Nesta terça, dia 6 de junho, a Prefeitura Regional Penha, dando continuidade ao processo de revitalização do local, iniciou o Programa SP Cidade Verde, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a iniciativa privada, que tem como meta chegar a 600 mil mudas plantadas até o final de 2020. A primeira empresa a participar do “SP Cidade Verde” é a Ultrafarma, que já está entrando com uma equipe de voluntários no plantio e no transporte das mudas.


Na Penha estão participando as Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Prefeituras Regionais, esta representada pela Prefeitura Regional Penha.
Um plantio de mudas precisa seguir um padrão técnico, pois as espécies são separadas para áreas livres, baixos do viaduto, ao lado do córrego e de grades.
As informações passadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente são de que no local podem ser utilizadas 70 espécies.


Os dados passados pelo setor de áreas verdes da Prefeitura Regional Penha, sobre o plantio de árvores nos baixos do viaduto Cangaíba (Chaparral), com área estimada de plantio: 11.000 m², e espaçamento para plantio de 2,0 m x 2,0m, estimam 3.000 mudas. Já foram, e continuam sendo efetuados pela Prefeitura Regional PENHA, os serviços de corte de mato, retirada de entulho, retirada de lixo, poda de árvores, preparo do terreno e colocação de terra.
As recomendações para plantio no local são de: bordadura ao longo do córrego com Palmeirinha-bambu; delimitação da faixa de servidão com Palmeira Jerivá; plantio de espécies de pequeno e médio portes na área abaixo do viaduto e plantio de espécies diversas nas demais áreas.