Eleição do Grande Conselho Municipal do Idoso acontece em Parelheiros

Resultados serão divulgados pela SMDHC na quinta-feira, 9 de Agosto

A votação para o Grande Conselho Municipal do Idoso aconteceu no último sábado (04) das 09h00 às 17h00 na Praça de Atendimento da Prefeitura Regional Parelheiros, onde esteve presente o prefeito regional, Adailson de Oliveira, o chefe de gabinete, José Aparecido Rodrigues entre outros assessores do gabinete da Prefeitura Regional. O resultado da eleição será disponibilizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadabua na quinta-feira, 09.

O Grande Conselho Municipal do Idoso é composto por 45 representantes da sociedade civil, eleitos por meio de eleição direta com representatividade das cinco macrorregiões da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro, sendo 30 titulares e 15 suplentes e representantes da Administração Municipal, indicados pelo governo municipal. São eleitos nove conselheiros da sociedade civil em cada uma das macrorregiões. Todos os conselheiros do GCMI tem mandato de 02 anos sem remuneração.

Instituído em 1992, pela Lei Municipal nº 11.242, o Grande Conselho Municipal do Idoso é o órgão que representa a população idosa na administração municipal, tendo por finalidade contribuir para a formulação de políticas que promovam o bem estar e a qualidade de vida da pessoa idosa da cidade de São Paulo. Com este objetivo, promove discussões, faz encaminhamentos e delibera de forma colegiada temas pertinentes à defesa, à proteção e à valorização da população idosa, asseguradas pela Constituição Federal de1988, pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741 – 01/10/2003), pela Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/2004) e pela Política Municipal do Idoso (Lei 13.834/2004).


Fonte: Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania