CEU Parelheiros vai abrigar a Virada da Saúde na região Sul de SP

Evento terá programação gratuita e diversificada para incentivar a aproximação da sociedade ao tema da saúde

Por Dayane Teodoro 

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo promove a Virada da Saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar da população, incentivando a prática de atividades físicas e hábitos mais saudáveis. Neste ano, a Virada acontecerá entre os dias 7 e 14 abril, sendo um dia em cada região da cidade.

Na região sul, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, em parceria com o CEU Parelheiros e a Prefeitura Regional, fará a sua Virada local no próximo dia 11, das 10h às 15h, oferecendo à comunidade um conjunto de atividades que já são desenvolvidas nas unidades de saúde.

Desde o início, a principal motivação para o desenvolvimento da Virada é incentivar a aproximação da população ao tema da saúde. A iniciativa também surgiu com o intuito de ajudar o cidadão a compreender melhor a importância do meio ambiente na qualidade de vida, além de incentivar a criar e manter rotinas saudáveis. Tais princípios foram gerados devido à maior concentração de poluição, estresse e alimentação precária nos grandes centros urbanos.

O evento ocorre durante a semana do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, e é baseado em quatro eixos: Cultura (exposições, apresentações teatrais, filmes apresentações artísticas e outros); Médico-Assistencial (ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, saneamento e outros); Educação (palestras, rodas de conversa, cartilhas, jogos e outros); e Bem-estar (atividades físicas, lazer, nutrição, práticas corporais e outros).
O que é a Virada da Saúde

Desde outubro de 2014, a Virada da Saúde tornou-se obrigatória por lei - de nº 16.085, de autoria do vereador Paulo Frange - e passou a integrar o calendário de eventos oficial da cidade com o objetivo de aproximar o cidadão paulistano do tema da saúde de maneira positiva, lúdica e diferenciada.

A Virada da Saúde aconteceu pela primeira vez em 2015 e, desde então, é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com outras secretarias, organizações privadas, instituições da sociedade civil, associações de classe, coletivos, movimentos, hospitais, instituições de ensino e cidadãos.

Algumas áreas técnicas e repartições da SMS que contribuem com atividades e ações são: Programa Municipal de DST/AIDS, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), PIC (Práticas Integrativas e Complementares), entre outros.