NOVEMBRO AZUL

Mudando o rosto da saúde masculina

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember* aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Durante o mês de novembro são promovidas ações como a iluminação de monumentos na cor azul, corridas em prol da causa e palestras sobre o tema.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outros temas como depressão masculina e cultivo da saúde do homem.


*Movember surgiu da junção de mustache (bigode) e november (novembro).