Oficina territorial discute o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Polo de Ecoturismo de São Paulo

O encontro teve como objetivo colher propostas da comunidade local

 Na terça-feira, 23, ocorreu na Prefeitura Regional Parelheiros a primeira oficina territorial sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Polo de Ecoturismo de São Paulo realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IABS). A oficina teve como objetivo colher propostas da comunidade local, que é parte importante para o funcionamento do plano.
A reunião contou com vários representantes de organizações e coletivos locais, moradores da região e também moradores do município de Embu-Guaçu, que querem se espelhar no plano, e contou ainda com a presença do prefeito regional , Sr. Adailson de Oliveira. Além da oficina realizada em Parelheiros, outras duas serão realizadas nos bairros Marislac e Ilha do Bororé.
Foi apresentado o plano estratégico montado pela IABS, empresa contratada pela São Paulo Turismo para cuidar do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Polo de Ecoturismo de São Paulo, que expôs os pontos fortes e fracos da região que precisam ser trabalhados. Entre os problemas apontados estão a falta de empreendedorismo e práticas sustentáveis na região.
Dentre as questões levantadas como relevantes e que precisam ser abordadas na estratégia estavam mobilidade, identidade do bairro, agricultura e, principalmente, comprometimento e acessibilidade.
Segundo Marcela do IABS, a tendência do polo é se desenvolver com o tempo e se consolidar como destino turístico, então virá o desafio de manter-se ou decair, por isso é importante aproveitar o momento atual para desenvolver o plano da melhor forma possível, envolvendo toda a comunidade. “Se a comunidade local está informada e engajada é mais fácil tirar o plano do papel”, diz Mirna, facilitadora da oficina.