Bancos de leite materno precisam de doações

Os três hospitais municipais que possuem o serviço coletam, mensalmente, menos de 25% do leite necessário para atender à demanda

 Os bancos de leite materno alimentam bebês recém-nascidos prematuros e de baixo peso (abaixo de 2,5kg) internados em UTIs neonatais. Na cidade de São Paulo há três hospitais municipais que possuem o serviço, entretanto juntos eles arrecadam, mensalmente, menos de 25% do leite materno necessário para atender à demanda.
O leite materno ajuda a criança a se desenvolver com saúde, com maiores chances de recuperação e proteção de infecções, diarreias e alergias. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora, basta estar saudável e não fazer uso de nenhum medicamento que afete o leite materno.
Para doar é preciso se cadastrar no programa e, antes do início da coleta, são feitos alguns exames. A doadora receberá via e-mail os procedimentos para retirada e armazenamento adequado do leite, que pode ser entregue no hospital ou retirado em domicílio pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP).
Os três hospitais que possuem o serviço de coleta possuem, atualmente, apenas 71 doadoras cadastradas e arrecadam mensalmente 97 dos 400 litros necessários, sendo 42 litros provenientes da Maternidade-Escola Dr. Mário de Moraes A. Silva, na Vila Nova Cachoeirinha, que conta com a maior média de coleta da Capital.


Serviço - Bancos de Leite Humano (BLH)

Hospital Municipal Dr. Alípio Correa Netto
Telefone: 3394-8046

Hospital Municipal Campo Limpo
Telefone: 3394-7693

Maternidade Cachoeirinha
Telefone: 3986-1011