A portaria declaratória da terra indígena Tenondé Porã foi oficialmente assinada pelo ministro da justiça

Portaria Declaratória irá promover turismo e preservação das terras indígenas.

 No mês de março, o Ministro da Justiça, Eugenio Aragão, assinou uma portaria declaratória da terra indígena Tenondé Porã, publicado no Diário Oficial e oficializado em uma cerimônia, onde estiveram presentes diversos líderes indígenas, os quais ainda lutam pela demarcação de suas terras.

Na última quinta-feira (11), a Prefeitura Regional de Parelheiros e outros órgãos responsáveis pela área e por atuação no território por meio do ecoturismo, participaram de uma reunião com os líderes da aldeia referente o processo de demarcação.

O objetivo da reunião foi esclarecer as demarcações de terra com foco no turismo do território indígena dentro do polo de ecoturismo de São Paulo com base em parcerias com empresários, agências e demais seguimentos do ramo sempre com foco na preservação do meio ambiente e cultura local, suas diretrizes, potencialidades e perspectivas para o plano de visitação que será implementado em breve. Buscar desenvolvimento turístico para essa região e, consequentemente, a proteção destas áreas em relação à preservação ambiental e cultural da tribo Guarani Mbya.

Para o povo indígena, a iniciativa torna-se positiva, pois além da preservação de suas terras e culturas, o turismo irá agregar ainda mais para o desenvolvimento sustentável e do ecoturismo.

Participaram desta ação: SELVASSP - Parque de Aventura, ECOLOGY, FUNAI, AMTECI-PA, Jornal Folha de Parelheiros, Coletivo de Cultura, CONGETUR, ECOATIVA, SPTUR, Agência Toca da Onça, Lideranças Indígenas, IABS, Consultores Plano Compensação Ambiental Rumo.