IV Festival de Inverno do Polo de Ecoturismo de São Paulo

Em sua 4ª edição, festival estima público de 50 mil pessoas

O Festival de Inverno do Polo de Ecoturismo de São Paulo chega a sua 4ª edição em 2018 e será realizado entre os dias 30 de junho e 29 de julho. O festival, que acontece nos distritos de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, apresenta atividades de aventura e eventos que resgatam a tradição local, oferecendo uma extensa programação para todos os gostos e plateias. A estimativa de público para esta edição é de 50 mil pessoas durante os 30 dias de celebração.

Neste ano a programação apresenta algumas novidades, como a Feira Literária do Extremo Sul, o Folha Fest e o Baile Sertanejo, sendo os dois últimos eventos beneficentes. Dentre as atrações culturais, estão a II Mostra de Teatro de Rua, o Sarauê dos Sertões, o Cortejo Literário, além de intervenções literárias, artesanato, visita à aldeia indígena, etc.

O público poderá participar de eventos gastronômicos, como o XIII Coloniafest, a II Noite Italiana, o Almoço Sertanejo e o Almoço Nordestino, festas que resgatam a tradição dos diversos períodos de colonização que contribuíram para a diversidade da cultura local. Vale lembrar que as comemorações de aniversário da Ilha Turística do Bororé e de Vargem Grande, a chamada Festa da Cratera, também estão dentro do roteiro do festival.

E os amantes de aventura não ficam de fora! A programação está recheada de atividades como o Campeonato Nacional de MTB-XCO 2018, o II Trilhão Off Road, a descida de caiaque no Pantanal Paulistano, a IX Corrida Ecológica da Cratera de Colônia, o passeio ciclístico Pedal das Águas e a trilha noturna na cachoeira.

O festival inicia no dia 30 de Junho com a Feira Literária do Extremo Sul, na Praça Júlio César de Campos e continua com show no dia 01 de Julho, na Rua Terezinha do Prado de Oliveira, com apresentações de artistas locais e convidados.

Serão aproximadamente 20 atividades oficiais, a maioria gratuita, que acontecem tanto nas ruas de Parelheiros, como nos empreendimentos participantes. Durante o festival, o Rotary Clube de São Paulo - Parelheiros realizará sua Campanha do Agasalho, disponibilizando caixas para recolhimento de doações nos espaços dos eventos. Os agasalhos serão trocados por convites gratuitos para o Baile Sertanejo. O que for arrecadado será encaminhado às organizações, associações, asilos e abrigos da região.

O Festival de Inverno está no calendário oficial da cidade, sendo reconhecido por Lei Municipal, e é realizado no território do Polo de Ecoturismo de São Paulo, na zona sul, criado pela Lei Municipal Nº 15.953/2014, com o objetivo de preservar o patrimônio ambiental local e incentivar a vocação turística da região de forma a gerar emprego e renda na comunidade que abrange.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO ABAIXO