Parelheiros comemora seus 190 Anos dia 04 de Junho

Neste domingo (04) será realizada na Praça de Parelheiros (Próximo ao CÉU) um dia de comemorações e homenagens de aniversário à nossa região.

 Parelheiros completou os seus 190 anos no dia 06 de maio e para homenageá-la a Prefeitura Regional Parelheiros realizará neste domingo dia 04 de junho na Rua Terezinha do Prado Oliveira ao lado do CEU Parelheiros uma festa com diversas atrações regionais valorizando o que nossa região tem de melhor.

As transformações na região de Parelheiros se dão desde os primeiros imigrantes até os dias de hoje, onde se destaca por sua exuberância e riquezas naturais em toda a sua biodiversidade. Uma região de muita hospitalidade que recebeu de braços abertos tantos habitantes do Brasil e do Mundo.

É com imensa satisfação que queremos convidá-lo:

                                                                       BREVE HISTÓRICO

O território de PARELHEIROS, considerado Patrimônio Ambiental, é estratégico para a vida da cidade por sua riqueza em recursos naturais. Abrange uma área de 360,6 Km2, representando 24% do município, com ocupação urbana de 2.5% e dispersa 7.7% (censo SEADE 2001).Situado no Extremo Sul do município, sua divisa está cerca de 10 km do mar. De um mirante situado no Parque Estadual da Serra do Mar é possível avistar Itanhaém.
A totalidade de seu território está situada em área de proteção aos mananciais e a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica mantendo grande parte de sua Mata nativa e biodiversidade preservada e área de grande produção agrícola, é estratégico para a vida da cidade de São Paulo. Sua rede hídrica contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. As duas represas fornecem água para cerca de 25% da população da cidade.
Parelheiros recebeu este nome devido às diversas corridas de cavalos (parelhas) entre germânicos e brasílicos. Antes era conhecido como Santa Cruz, porque existia uma Cruz no local. Um grupo com 200 imigrantes chegaram a São Paulo em 1827, sendo estesalemães, austríacos e suíços que vieram para o estabelecimento de uma colônia agrícola. A posse do território começou com a chegada de 94 famílias alemãs em 1.829 cujos remanescentes habitam até hoje a região. Esses primeiros imigrantes extraíam e forneciam madeira bruta para serrarias instaladas em Santo Amaro e lá essas toras eram transformadas em móveis e apetrechos para a construção civil.
Com o passar do tempo a região passou a receber também imigrantes japoneses que vieram para explorar a agricultura e também ajudaram no desenvolvimento da região transformando os distritos de Parelheiros e Marsilac na maior área agrícola de São Paulo. Cortado por estradas sinuosas e estreitas é pontilhado por sítios e fazendas que produzem lenha, hortaliças, flores e plantas ornamentais. Hoje, a Igreja Messiânica, de origem nipônica, tem seu maior templo fora do Japão: o Solo Sagrado de Guarapiranga inaugurado em 1995 localizado em nossa região.

 

Igreja de Centro de Parelheiros - Foto: Jornal Folha de Parelheiros


Temos um marco geológico de importância, a notória a Cratera da Colônia, uma depressão de formato circular medindo 3,6 km de diâmetro, resultado da queda de um corpo celeste no local há cerca de 36 milhões de anos, parte já ocupada por loteamento irregular com cerca de 40 mil pessoas que passam atualmente por processo de urbanização através do Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação.
No distrito de Marsilac, se localiza a estação ferroviária Evangelista de Souza que marcou a história do estado de São Paulo durante a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1957 e desativado em 1991. Além dos brasileiros de todos os estados, distribuídos em 138 bairros, possuímos a terra indígena denominada Tenondé Porã da qual se fragmenta em sete pequenas aldeiasde um subgrupo guarani, localizado na estrada da Barragem, e que mantém vivas sua língua, cultura, religião.

Confira a programação completa da festa em: www.facebook.com/PrefeituraRegionalParelheiros/