Evento de lançamento do programa Agriculturas Paulistanas

A iniciativa é uma parceria entre SDTE, SVMA, SES, SMDU, SME, SPTuris e Coordenação das Subprefeituras – secretarias que também compõem o Comitê Gestor do Programa

 Objetivos:
Fortalecer a atividade produtiva promovendo o desenvolvimento local, gerando trabalho e renda para as famílias produtoras e demais moradoras da região, de forma sustentável.

Consolidar o conceito do Rural adotado no Plano Diretor Estratégico do Município, como espaço social complexo, a partir do reconhecimento de seus três principais atributos: (1) é espaço de produção e de atividades econômicas diversificadas e intersetoriais; (2) é espaço de vida, de organização social e de produção cultural para as pessoas e (3) é espaço de relação com a natureza.
Proteger e recuperar os recursos hídricos, os mananciais de abastecimento e a biodiversidade por meio da criação do cinturão verde de agricultura períurbana, que articulado com unidades de conservação, terras indígenas e outros usos sustentáveis promovam a recuperação e preservação ambiental, coibindo o avanço da urbanização sobre as áreas prestadoras de serviços ecossistêmicos da cidade.
Estimular a reutilização dos resíduos orgânicos, através de processos de compostagem, provendo insumos para agricultura.
Aumentar a oferta de produtos agroecológicos para os paulistanos, promovendo a economia solidária e a segurança alimentar e nutricional.
Promover e incentivar o turismo rural nas propriedades agrícolas, na zona agrícola do sul do município, tendo em vista a implantação do Polo de Ecoturismo de Parelheiros.
Estimular o aumento da produtividade e a diversidade da atividade agrícola, incentivando o modelo de produção orgânica.
Estimular a criação de novos canais de comercialização dos produtos.
Ampliar a adequação das unidades produtivas, estimulando o uso sustentável destas áreas.
Fomentar ações de regularização das propriedades rurais em conformidade com as legislações ambientais.
Recuperar e reflorestar áreas degradadas e incentivar a preservação de remanescentes de mata atlântica existentes nas propriedades rurais, identificadas no Plano Municipal de Mata Atlântica - PMMA.
Incentivar a manutenção de usos rurais, compatíveis com a preservação ambiental, coibindo o avanço da urbanização.
Contribuir na formulação dos Planos Regionais das subprefeituras inseridas no território rural da cidade e/ou que desenvolvam atividade agrícola. Incentivar a produção familiar de beneficiamento de produtos agrícolas da região, visando o desenvolvimento do turismo rural;
PATRULHA AGROECOLÓGICA MECANIZADA
FORMA DE OPERAÇÃO
A disponibilização de máquinas para o desenvolvimento da agricultura é politica pública corrente nos municípios agrícolas, sendo que nesta capital a realidade da produção agropecuária não difere com relação a carência estrutural dos agricultores que precisam de políticas de fomento, principalmente o pequeno agricultor que não tem condições de adquirir sua própria estrutura produtiva.
Em relação a realidade de São Paulo é uma postura inovadora o estimulo a produção agrícola. Principalmente porque um dos alicerces do trabalho da Casa de Agricultura de Parelheiros é a conversão agroecológica destes sistemas produtivos. Sabemos que esta conversão demanda conhecimento e investimentos na introdução de novas técnicas de manejo da propriedade rural.
Operação como prepara racional do solo, execução de curvas de nível, execução de pequenos tanques de infiltração são operações inovadoras em termos da agricultura convencional e demandam recursos do agricultor; entretanto são imprescindíveis para o manejo correto dos recursos naturais permitindo a contenção de processos erosivos, infiltração adequada das águas da chuva e cobertura vegetal duradoura, entre outros exemplos que podemos citar.
O maquinário permitirá o transporte de insumo para os projetos estratégicos e reduzirá o trabalho envolvido em operações como plantio de mudas e reflorestamento de áreas de APP.
Para mais informações entrar em contato com a casa de agricultura juntamente com a subprefeitura de Parelheiros TEL: 5921-8089