Programa Mananciais promove obras de urbanização na Galiléia, em Parelheiros.

As obras de urbanização da Galiléia fazem parte da Bacia Guarapiranga, Sub-bacia do Ribeirão Parelheiros e é jurisdicionado à subprefeitura de Parelheiros.

Projeto / Corte do Deck no lagoProjeto / Corte do Deck no lago ObraMapa de Intervenções da Obrazação conduzidas pela Secretaria Executiva do Programa Mananciais, nesta primeira etapa foram iniciadas em janeiro de 2023 e previstas para serem concluídas em junho de 2024, beneficiando 94 famílias.

As intervenções nesta primeira fase estimam um investimento de mais de 3 milhões e contemplam os seguintes serviços: coletor de esgoto ao longo da Rua Galileia e ao longo do córrego até a Estrada Ecoturística de Parelheiros. Na sequência, haverá a construção de um calçadão para pedestre, um deck sobre o lago existente no local, além de tratamento de parte do córrego. Até o momento, 140 metros de redes de esgoto já foram finalizados.

Já a segunda etapa que será realizada na favela Jardim Álamo / Nova Era, compreenderá a canalização do córrego junto ao núcleo urbano, redes de saneamento e obras de viário e vielas, além de outros escopos a serem estudados em projeto. Estas obras atingirá um contingente de mais 247 famílias em área de risco R3 (risco hidrológico alto).

Sobre o Programa Mananciais

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas. A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. A totalidade dos investimentos previstos até final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.

Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024) oito obras de urbanização foram concluídas e 28 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento de 6,9 mil novas moradias.

Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.

Durante a gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas.

Ao longo da gestão 2017-2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.


Mapa de Intervenções da Obra

 


Projeto / Corte do Deck no lago