Obras de urbanização no Vargem Grande – Parelheiros

A obra que beneficia 616 famílias e ainda beneficiará até sua conclusão mais de 4 mil famílias faz parte do Programa Mananciais, com investimento previsto até o final da obra de R$ 270 milhões.

As obras de urbanização do bairro Vargem Grande fazem parte da Bacia do reservatório Billings, e é jurisdicionado à subprefeitura de Parelheiros.

Por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais as obras de urbanização da região foram divididas em 2 etapas, sendo que está em execução, neste momento, a primeira etapa, que foi iniciada em julho de 2023 e será entregue no segundo semestre deste ano.

As intervenções nesta primeira fase contemplam redes de água, drenagem e esgoto, reforma de estação elevatória de esgotos, implantação de viário e calçadas.
Neste contexto já foram executadas até o momento 5,4 mil metros quadrados de pavimentação, 701 metros de redes de água e 701 metros de redes de esgoto.
Já na segunda etapa, que se encontra em fase de projetos, com obras a iniciar ainda em 2024, será implantado um parque urbano de aproximada

mente 450 mil metros quadrados, ao sul do bairro, além de canalização de córregos, praças, calçadões e mirantes.
Esta área do bairro Vargem Grande está localizada na Área de Proteção Ambiental Capivari Monos e na região da Cratera de Colônia. Uma Área de Proteção Ambiental é uma área que preza pela conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, com certo nível de ocupação humana, onde determinadas atividades são permitidas desde que não representem uma ameaça para os recursos ambientais renováveis e processos ecológicos. A Cidade de São Paulo conta com 5 áreas desse tipo, sendo 3 de gestão estadual na zona Leste e 2 de gestão municipal na zona Sul da cidade.


A Cratera de Colônia está localizada na região de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, e foi criada com um impacto de um meteorito de estimados 200 metros de diâmetro em uma data estimada entre 5 e 36 milhões de anos atrás, formando uma cratera de 3,6 km de diâmetro.

Sobre o Programa Mananciais

O Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação data do início dos anos 1990, quando foi iniciado por meio do então chamado Programa Guarapiranga, com ações de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários (favelas e loteamentos irregulares) especificamente na região da bacia hidrográfica Guarapiranga.


Atualmente, o Programa tem por campo de atuação tanto a região da bacia hidrográfica Guarapiranga, quanto a bacia Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo. O Programa envolve ações de: (1) urbanização de assentamentos precários; (2) regularização fundiária e (3) atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras. De forma auxiliar, o Programa Mananciais também tem por objetivo contribuir para a despoluição das represas Billings e Guarapiranga e para a proteção ambiental das áreas de influência dessas bacias hidrográficas.


Ao longo da gestão 2017-2020, foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais.

Dentro da gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, já foram beneficiadas 21 mil famílias.

Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), temos em andamento 26 obras de urbanização e 8 concluídas, já entregamos 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento por volta de 7,6 mil novas unidades.

Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais.

A totalidade dos investimentos previstos até final de 2024 em obras de urbanização e unidades habitacionais é de R$ 2,7 bilhões.

 

Imagem de Urbanização (obras do viário antes)
Fonte Secretaria Executiva do Programa Mananciais
 

Imagem de Urbanização (obras do viário depois)
Fonte Secretaria Executiva do Programa Mananciais
 

Imagem do projeto de Urbanização (como focará após o término da obra)
Fonte Secretaria Executiva do Programa Mananciais
 

Imagem do projeto de Urbanização (como focará após o término da obra)
Fonte Secretaria Executiva do Programa Mananciais
 

Imagem do projeto de Urbanização (Mapa das intervenções)
Fonte Secretaria Executiva do Programa Mananciais