Manifestações de caminhoneiros continuam e afetam circulação de ônibus e coleta de lixo

SPTrans autorizou as empresas de ônibus a rodar com 40% da frota no horário de entrepico desta sexta-feira (25)

FONTE: SECOM

 

A Prefeitura de São Paulo informa que, devido à continuidade das manifestações dos caminhoneiros, há reflexos no início da manhã desta sexta-feira (25) na circulação dos ônibus da frota municipal e na coleta de resíduos domiciliares (lixo comum e recicláveis).

Às 8h, 59% da frota de ônibus programada para o horário estava em operação. Todas as regiões da cidade foram afetadas pela falta de ônibus. As zonas Norte, Leste (região de São Miguel) e Sul (Sacomã, Parelheiros, Varginha, Grajaú e Jardim Ângela) são as mais prejudicadas. Todas as bases de distribuição de combustível para as empresas de ônibus do município permanecem fechadas.

A São Paulo Transporte (SPTrans) autorizou as empresas de ônibus a rodar com 40% da frota no horário de entrepico desta sexta-feira. A medida é necessária para garantir que a frota esteja operacional no fim da tarde e noite. Em virtude da greve nacional dos caminhoneiros, que afeta o abastecimento de combustível para o sistema municipal de transporte, as empresas estão com baixo estoque de óleo diesel. A frota de trólebus está 100% operacional.

Houve a tentativa de obter 600 mil litros de combustível em Paulínia para abastecer os ônibus, com base na liminar obtida pela Prefeitura nesta quinta-feira (24). Mas os motoristas se recusaram a dirigir os caminhões que trariam o combustível a São Paulo por medo de represália, mesmo com a presença da Polícia Militar.

Em razão da redução da frota, o rodízio municipal de veículos está suspenso novamente. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças.

Em negociação mantida pela administração municipal com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, ficou acertado que, à diferença do que ocorre normalmente, a CPTM e o Metrô vão manter 100% de suas frotas em operação no período de entrepico para compensar a ausência de parte dos ônibus.

COLETA DE LIXO
A AMLURB informa que a coleta de resíduos domiciliares (lixo comum e recicláveis), a maior parte dela realizada à noite, pode ser normalizada ao longo desta sexta-feira. A empresa busca alternativas e espera normalizar o abastecimento dos veículos ao longo do dia.

Houve uma tentativa de retirar 180 mil litros de combustível em São Bernardo para os veículos de coleta, mas também não foi possível convencer os motoristas a dirigir os caminhões, mesmo com a presença da Polícia Militar. Apesar das dificuldades, as empresas conseguem colocar parte da frota na rua.

SAÚDE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que todas as unidades estão funcionando normalmente e que, até o momento, não houve registro de falta de medicamento ou de outros insumos.

Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) informa que todas os veículos operacionais foram abastecidos estrategicamente entre a noite desta quarta-feira (23) e a manhã desta quinta-feira (24).

Além disso, foi feita uma reserva de combustível para possíveis faltas e o abastecimento de ambulâncias reservas. Sendo assim, o serviço de atendimento do Samu-SP segue normalizado.

A Prefeitura está empenhada em minimizar os transtornos causados pela greve e recomenda à população que evite deslocamentos desnecessários nesta sexta-feira.