Praça 14 Bis é reformada em parceria com o setor privado e entregue à população

Local foi adotado pela FecomercioSP, que fica responsável pela zeladoria do espaço durante um ano. Investimento foi de R$ 247.600

A Praça Gino Struffaldi, conhecida como Praça 14 Bis, na Bela Vista, região central de São Paulo, foi revitalizada pela Prefeitura em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O valor total de investimento é de R$ 247.600, sem contrapartidas para o município. A ação se deu por meio do programa da Prefeitura “Adote uma Praça”.

A praça está localizada sob o Viaduto Dr. Plínio de Queirós e tem uma área de 7.500 m². O paisagismo contemplou podas nas árvores sadias e remoção das mortas e secas. Foi feito ainda o plantio de diversas espécies como íris azul, singônio, moréia bicolor, agapantos, vedélia, abacaxi roxo, lírios, além das gramas dos tipos amendoim e esmeralda.

Após a reforma, iniciada em novembro passado, 32 novos bancos foram instalados e permitirão aos frequentadores mais conforto após realizarem seus exercícios, já que a praça é local de encontro para as práticas desportivas.

“Este é um espaço muito utilizado pelos moradores da região. Com a ampliação da pista de caminhada, as melhorias implantadas no playground e o novo paisagismo, certamente a praça trará ainda mais qualidade de vida para todos”, afirma Eduardo Odloak, prefeito Regional da Sé.

A parceria também possibilitou a troca dos brinquedos do parquinho infantil. O espaço conta agora com novos balanços, gira-gira, escada horizontal, escorregador, gangorras e barra paralela.

“A Praça Gino Struffaldi, além de ser um dos principais pontos de referência do bairro Bela Vista, é um valioso espaço de lazer e esporte que reúne moradores da região. Para a FecomercioSP, a revitalização desse espaço significa devolver aos seus visitantes um ambiente acolhedor, com paisagismo renovado e infraestrutura adequada e segura”, diz Abram Szajman, presidente da FecomercioSP. Durante um ano, a entidade também ficará responsável pela manutenção das melhorias realizadas, bem como a limpeza do espaço.

Adote uma Praça
O programa “Adote uma Praça” foi lançado em fevereiro de 2017. Desde então, já houve 599 adoções e 13 praças estão em processo final de adoção. No programa da gestão anterior, haviam sido 291 praças adotadas. O objetivo do “Adote uma Praça” é aumentar a conservação de áreas verdes, bem como desburocratizar o processo de adoção. Agora, basta o interessado apresentar, na Prefeitura Regional responsável pela área, nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou da empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias.

Em fevereiro deste ano, houve uma mudança no programa, que flexibiliza o processo, pois prevê a adoção compartilhada e a possibilidade de duas ou mais empresas adotarem a mesma área, dividindo as tarefas e o custeio.

A Zona Sul concentra 218 das praças adotadas desde o ano passado, a Zona Oeste 199, a Zona Leste 120, a Norte 46 e no Centro, 16. Entre as Prefeituras Regionais, a de Santo Amaro (99) e a Butantã (98) são as que possuem maior quantidade de praças adotadas.

FONTE: SECOM